ACESSE SUA CONTA

Esqueci minha senha

NÃO POSSUI CADASTRO

Fazendo seu cadastro, você:

marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Fundação na Adventure Sports Fair

3 de setembro de 2008

A SOS Mata Atlântica participa da 10ª Adventure Sports Fair 2008 – maior feira de esportes e turismo de aventura da América Latina, que acontece entre os dias 04 e 07 de setembro, das 14 às 22h, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. A Fundação conta com um estande, onde serão apresentados o Programa Lagamar, os demais projetos e ações da instituição, o Túnel dos Sentidos criado pelos voluntários da instituição, além dos produtos e filiação. A SOS Mata Atlântica coordena e promove o 5º Fórum Interamericano de Turismo Sustentável (FITS), criado com o objetivo de ser um ponto de encontro para a discussão de temas relacionados à sustentabilidade da atividade turística com o envolvimento de representantes do setor ambiental, social e privado. “Participar da Adventure Sports Fair é sempre gratificante, pois esse evento já ganhou o coração e a mente das pessoas e acompanha o que a sociedade busca, que é trazer o lazer para a qualidade de vida de todos. Não há como desvincular as atividades esportivas do meio ambiente, pois é nele que elas acontecem, ambos estão intrinsecamente ligados”, explica o diretor de Mobilização da SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani.
Mantovani reforça ainda que o FITS criou o conceito de turismo sustentável e se tornou mais interativo ao longo dessas edições, proporcionando, desta forma, uma maior troca de conhecimento entre os participantes. “É de extrema importância contar com um espaço como esse, que reúne também as ONGs para debater os temas que estão surgindo na sociedade. Os resultados gerados pelo evento não se resumem aos quatro dias em que o mesmo acontece, mas marcam o início da multiplicação do conhecimento gerado no encontro, se realimentando a cada ano com novas informações, atividades e tecnologia”, explica.
Mario Mantovani fará a abertura do FITS, na sexta-feira (05/09), às 17h, junto a Dival Schmidt, do SEBRAE – Programa Bem Receber e Júlio Felix, do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) – Turismo 100% para falar sobre “Avanços na implementação de boas práticas para a sustentabilidade no turismo no Brasil”. No sábado (06/09), às 14h, Mario Mantovani, Rômulo Mello do Instituto Chico Mendes, Israel Waligora da Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (ABETA) e Jaime Rios do Instituto Nacional de Promoción Turística da Argentina abordarão o tema “Gestão e uso turístico em Unidades de Conservação”.

Em seu estande na área de Sustentabilidade da feira, a SOS Mata Atlântica apresentará ao público o Lagamar (Complexo estuarino lagunar de Iguape-Cananéia-Paranaguá) e o Vale do Ribeira, regiões que abrigam a maior parcela de remanescentes florestais contínuos da Mata Atlântica, que são prioritários para a Fundação. Desde 1988, a SOS Mata Atlântica desenvolve projetos e pesquisas neste trecho e em 1989 inaugurou uma base urbana na cidade de Iguape (SP), que atualmente abriga o Centro de Interpretação Ambiental e Informações Turísticas, com serviços de atendimento e apoio às pesquisas e projetos de pesquisadores, estudantes e instituições ou ONGs parceiras.
Com o objetivo de valorizar o artesanato local dos quatro municípios (Cananéia, Pariquera-Açu, Iguape e Ilha Comprida) que compõem o Pólo Ecoturístico do Lagamar, seus representantes apresentarão na Adventure Sports Fair alguns artesanatos e produtos alimentícios típicos da região como canoa, remo, esteira, cesto indígena e caiçara, panela de barro, cestos cipó rústico e de massa de banana, bicicleta de caixeta pequena, cesto de palha de milho, cestos de taboa, doces de mamão, abóbora, banana e goiaba.
O Túnel dos Sentidos também será utilizado no evento como instrumento de educação ambiental. Criado pelos voluntários da SOS Mata Atlântica, o Túnel é um espaço bastante interativo, onde o público entra de olhos vendados e tem a oportunidade de sentir cheiros, texturas e os sons da floresta, resgatando sua relação com a natureza.

Sobre a Adventure Sports Fair
A Adventure Sports Fair, o maior evento do segmento na América Latina, chega a sua décima edição em 2008 como um importante canal de discussão para o desenvolvimento do mercado de esportes e turismo de aventura no Brasil. Em uma década de esportes e turismo de aventura, o evento bateu recordes e congregou empresas e serviços num único lugar. Principal canal para comunicação entre as iniciativas pública, ONGs e iniciativa privada, a feira é palco para os mais importantes eventos e acontecimentos no segmento de aventura. E ao mesmo tempo é uma feira voltada ao visitante profissional e também no consumidor final, divulgando produtos e serviços agregados a um público de alto padrão, além de formadores de opinião. As inscrições e a programação completa podem ser conferidas no site www.adventurefair.com.br

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS