ACESSE SUA CONTA

Esqueci minha senha

NÃO POSSUI CADASTRO

Fazendo seu cadastro, você:

marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Fundação pede moratória para barrar desmatamento no Paraná

17 de agosto de 2016

A Fundação SOS Mata Atlântica enviou ao Governo do Paraná pedido de moratória contra o desmatamento da Mata Atlântica no Estado. O ofício, enviado nesta segunda-feira (15), solicita a interrupção da concessão de licenças e autorizações para a supressão de vegetação do bioma no Estado até 31 de dezembro de 2018, período que corresponde ao fim da atual gestão. O documento requisita também a revisão de todas as licenças e autorizações já concedidas nos últimos 24 meses para que se avalie a regularidade e sua conformidade com a Lei da Mata Atlântica (nº 11.428/06).

A iniciativa é uma colaboração da Fundação ao projeto “Mata Atlântica em pé”, lançado no último dia 12 pelo Ministério Público do Paraná e que busca promover a recuperação do bioma no Estado. A diretora-executiva da SOS Mata Atlântica, Marcia Hirota, participou do evento de lançamento, em Curitiba, quando aproveitou para entregar ao Governo do Paraná um relatório e mapeamento sobre o desmatamento consolidado da Mata Atlântica do Estado.

A Mata Atlântica é o bioma predominante no Paraná, presente em 99% de sua área. Restam hoje 11,7% da vegetação original – um pouco menos de 2,3 milhões de hectares (ha). De acordo com os dados do último Atlas, divulgados em maio deste ano, foram desmatados, entre 2014 e 2015, 1.988 ha de florestas nativas no Estado, um aumento de 116% se comparado ao período anterior. Do total devastado, 1.777 ha (89%) ocorreram em regiões de florestas com araucária, espécie símbolo do Paraná e ameaçada de extinção.

Considerado o histórico dos 30 anos de monitoramento, o Paraná lidera o ranking dos maiores desmatados da Mata Atlântica com 456.514 ha destruídos, área que equivale aproximadamente à 11 cidades de Curitiba.

Crédito: Ministério Público do Estado do Paraná

Apoie esta iniciativa e outros projetos da Fundação
Os projetos da SOS Mata Atlântica contam com o apoio de empresas e pessoas espalhadas por todo o país para serem realizados. Você também pode ajudar. Faça uma doação ou seja um filiado!

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS