ACESSE SUA CONTA

Esqueci minha senha

NÃO POSSUI CADASTRO

Fazendo seu cadastro, você:

marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Fundação realiza pesquisa de percepção ambiental no Paraná

15 de julho de 2016

Moradores de sete municípios do litoral do Paraná já podem participar da pesquisa de percepção ambiental da Fundação SOS Mata Atlântica. Estão sendo avaliados os municípios de Antonina, Morretes, Paranaguá, Pontal do Paraná, Guaratuba, Guaraqueçaba e Matinhos. A consulta estará disponível nos sites das prefeituras de cada cidade até o dia 15 de agosto.

A pesquisa é eletrônica e o cidadão responderá perguntas sobre a limpeza, coleta de lixo, arborização, qualidade do ar, dos rios e outros dados que servirão para os pesquisadores avaliarem a opinião da sociedade sobre o meio ambiente local. Os resultados serão usados para os trabalhos de construção dos Planos Municipais da Mata Atlântica (PMMAs), que são documentos que normatizam a proteção e o uso desta floresta em nível municipal, previstos na Lei Nacional da Mata Atlântica (nº 11.428/2006).

“A pesquisa de percepção ambiental é a etapa preliminar do trabalho de construção dos Planos Municipais da Mata Atlântica, que trazem inúmeros benefícios” explica Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica. “Quando o município faz o mapeamento das áreas verdes e indica como elas serão administradas – por exemplo, se vão virar um parque ou uma área de proteção ambiental – fica muito mais fácil conduzir processos como o de licenciamento de empreendimentos. Além disso, é uma legislação que coloca o município muito mais próximo do cidadão, porque também estamos falando em qualidade de vida”, destaca.

O Paraná tem convênio com a SOS Mata Atlântica para oferecer capacitação e orientação técnica aos municípios interessados em desenvolver seus Planos Municipais de Conservação e Preservação da Mata Atlântica. No Litoral, o convênio é reforçado por uma parceria com o projeto Biodiversidade e Mudanças Climáticas, do Ministério do Meio Ambiente e da Cooperação Alemã GIZ e apoio da MarBrasil.

No Paraná, apenas os municípios de Maringá e Curitiba já elaboraram seus Planos Municipais da Mata Atlântica e apenas Maringá implantou o plano. O convênio com a SOS Mata Atlântica possibilitará avançar para outras regiões do estado. “Os escritórios regionais da Sema também estão trabalhando para ampliar a participação dos municípios”, disse o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Carlos Bonetti.

Acesse o relatório “Consulta Pública de Percepção Ambiental nos Municípios 2016”.

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS