ACESSE SUA CONTA

Esqueci minha senha

NÃO POSSUI CADASTRO

Fazendo seu cadastro, você:

marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Unidade Básica de Saúde cria grupo de monitoramento da qualidade da água em São Paulo

11 de fevereiro de 2019

A Fundação SOS Mata Atlântica iniciou o monitoramento da qualidade da água do Riacho dos Mirandas, em São Paulo. Na região, a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim das Palmas, no Campo Limpo, criou um grupo de monitoramento que, mensalmente, verificará a situação do riacho por meio do projeto Observando os Rios, além de sensibilizar a comunidade sobre a adoção de práticas sustentáveis.

Na primeira atividade, as equipes de agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e de Promoção Ambiental (APAs), além da gestão da UBS e conselheiros, se reuniram para uma roda de conversa e saída de campo. Cerca de 40 pessoas participaram da iniciativa. No primeiro momento, foi ministrada uma palestra sobre o projeto, destacando suas características, objetivos e outros assuntos, como a relação entre água e floresta.

“Cabe destacar a importância da presença dos Agentes, pois são eles que visitam as famílias ao longo do ano e conhecem muito bem o território e seus habitantes. Esta característica agrega muito valor à atuação do Observando os Rios pelo fato de haver uma capilaridade bastante grande, ampliando a percepção sobre saneamento e da preservação ambiental“, afirma Cesar Pegoraro, educador ambiental da Fundação SOS Mata Atlântica e responsável pelo monitoramento de rios na região.

Posteriormente, foi realizado o primeiro monitoramento do Riacho dos Mirandas. O Mirandas já havia sido monitorado pela SOS Mata Atlântica entre 2014 e 2016 pela Associação Obra do Berço e agora voltará a ser acompanhado pelo projeto.

“Em breve este corpo d’água receberá intervenções do Projeto Córrego Limpo, convênio entre Sabesp e Prefeitura de São Paulo, e seremos testemunhas da eficiência desta despoluição e seus benefícios à saúde coletiva“, finalizou Pegoraro.

A característica deste grupo de monitoramento também é marcante por demonstrar a estreita relação entre meio ambiente e qualidade da água com as questões de saúde que afetam toda comunidade.

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS