ACESSE SUA CONTA

Esqueci minha senha

NÃO POSSUI CADASTRO

Fazendo seu cadastro, você:

marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Fundação SOS Mata Atlântica organiza encontro sobre turismo sustentável

18 de outubro de 2018

14ª Fórum Interamericano de Turismo Sustentável acontece na Adventure Sports Fair, principal feira da América Latina dedicada ao mercado de esportes e turismo

No próximo sábado (20), das 10h às 19h, representantes dos setores público e privado, da academia, de entidades ambientalistas e do setor turístico, estarão reunidos, no São Paulo Expo, para falar sobre o futuro do turismo no Brasil sob a ótica da sustentabilidade. Em sua 14ª edição, o Fórum Interamericano de Turismo Sustentável (FITS) é organizado pela Adventure Sports Fair em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica. Nessa edição, o evento conta com o apoio do Grupo Cataratas. O evento é gratuito e acontece durante a Adventure Sports Fair. Mais informações, programação completa e inscrição em http://adventurefair.com.br/pagina/fits#.

Entre os destaques do evento está a atualização dos princípios do turismo sustentável e dos critérios para destinos sustentáveis. Além disso, serão abordados temas, como o encaminhamento de uma estratégia nacional para um turismo mais sustentável e a importância do turismo em áreas protegidas.

“O turismo sustentável não deve ser visto como mais um segmento do turismo. A adoção de boas práticas para a sustentabilidade no setor é fundamental para o sucesso desta atividade“, destaca Paula Arantes, coordenadora do FITS.

O Brasil é um dos líderes mundiais no assunto. Desenvolvidos de forma participativa no Brasil, os princípios do turismo sustentável e a norma de gestão da sustentabilidade para meios de hospedagem são hoje referência internacional para a certificação ISO. Entre estes princípios estão o respeito à legislação, a garantia dos direitos das populações locais, a conservação ambiental, o estímulo ao desenvolvimento social e econômico dos destinos turísticos, entre outros.

“Nosso país precisa deixar claro o que quer com o turismo, pois temos um enorme potencial a partir do nosso capital natural e dos diversos cartões postais“, destaca Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica.

Somente em 2017, mais de 11 milhões de pessoas visitaram os parques nacionais, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Se considerarmos também os parques e outras categorias de Unidades de Conservação (UCs) estaduais, o número de visitantes chega a 17 milhões de visitantes, segundo aponta o livro Quanto Vale o Verde, lançado recentemente por pesquisadores da Conservação Internacional e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com apoio de um grupo de ONGs. Essa visitação apresentou um impacto econômico que varia entre R$ 2,5 a R$ 6 bilhões e gerou entre 76 e 133 mil postos de trabalho.

“A visitação aos parques nacionais é uma estratégia extremamente importante para engajar a sociedade, promover a sua reconexão com a natureza e gerar oportunidades de negócios. Especialmente na Mata Atlântica, que abriga uma parcela significativa da população brasileira urbana, essas áreas são muitas vezes os últimos refúgios de natureza nos quais as pessoas podem desfrutar de práticas esportivas, recreativas e de lazer“, destaca Erika Guimarães, gerente de Áreas Protegidas da SOS Mata Atlântica.

Entre os parques nacionais de maior destaque em termos de visitação estão Iguaçu, Tijuca e Fernando de Noronha. Segundo dados do Grupo Cataratas, principal concessionária de turismo sustentável do Brasil e que gerencia os principais atrativos de visitação turística dos parques citados, juntos eles receberam mais de 3 milhões de visitantes em 2017.

O evento ainda buscará promover o debate sobre quais são as oportunidades de negócio e engajamento da sociedade relacionadas à visitação aos parques nacionais, trazer inspiração, referências e dicas para o dia a dia de quem está envolvido com o turismo. Desde sua primeira edição, em 2004, o FITS conta com um público qualificado e soma no decorrer de suas realizações mais de 2.000 mil participantes.

14º Fórum Interamericano de Turismo Sustentável na Adventure Sports Fair
Data: 20 de outubro (sábado)
Horário: 10h00 às 19h00
Local: São Paulo Expo – SP

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS