ACESSE SUA CONTA

Esqueci minha senha

NÃO POSSUI CADASTRO

Fazendo seu cadastro, você:

marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Fundação SOS Mata Atlântica parabeniza o Parque Nacional do Itatiaia por seus 82 anos

26 de junho de 2019

Primeira área protegida brasileira realiza projeto de inclusão que oferece

O Parque Nacional (Parna) do Itatiaia (RJ/MG) comemorou em 14 de junho seus 82 anos. O aniversário contou com a presença de conselheiros, funcionários, parceiros e do presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), coronel Homero Cerqueira. O destaque da celebração foram os lançamentos de novos elementos de acessibilidade cultural para o Centro de Visitantes, tornando o primeiro parque nacional do Brasil cada vez mais inclusivo. O projeto faz parte de uma iniciativa apoiada pela Fundação SOS Mata Atlântica, a partir de acordo de cooperação técnica com o ICMBio, que contribui para a gestão e implementação da unidade, por meio de ações como a melhoria da estrutura, sinalização e divulgação do parque.

Na abertura, o presidente do ICMBio destacou a importância da visitação nas Unidades de Conservação (UCs) para que cada vez mais a sociedade se aproxime das áreas protegidas. Durante o evento, foi anunciada a incorporação nas próximas semanas de mais três áreas para o parque: uma aquisição administrativa amigável, uma doação para Compensação Minerária e outra para Compensação de Reserva Legal, totalizando 1.075 hectares. Com essas novas incorporações, o Itatiaia ultrapassará 60% de sua área regularizada.

“O Parque Nacional do Itatiaia é um exemplo de área protegida como muitas outras existentes no Brasil. Os gestores do parque têm se esforçado nos últimos anos para aprimorar o uso público e visitação na área, além de fazer diversas aquisições de áreas dentro de seu limite para regularizar a situação fundiária da área. Isto acontece em diversas partes do País e mostra como já existem soluções em andamento para os diversos desafios de gestão de nossas áreas protegidas“, afirma Érika Guimarães, gerente de Áreas Protegidas da Fundação SOS Mata Atlântica, que representou a organização na festa de aniversário do Parque.

Durante a celebração, os convidados assistiram à interpretação de duas músicas do Coral de Libras da Escola Municipal Bilíngue Rompendo o Silêncio, de Resende. Além disso, puderam apreciar os novos produtos de acessibilidade comunicacional como parte do projeto apoiado pela SOS Mata Atlântica e realizados pela Quesst Consultoria: a audiodescrição dos dois vídeos exibidos regularmente no Centro de Visitantes (tendo um deles a adição, também, de uma janela de Libras) e de cinco imagens estáticas do acervo da Exposição Interpretativa. Os vídeos também podem ser acessados aqui.

A comemoração também contou com uma apresentação sobre o Programa de Acessibilidade e Inclusão do Parna e de relatos de profissionais da área e de pessoas com deficiência sobre os produtos apresentados. Na ocasião, ocorreu o lançamento do livro “Guia de Campo da Trilha Sensorial do Parque Nacional do Itatiaia”, disponível para download aqui.

A equipe do Parque Nacional do Itatiaia entende que os parques devem ser usufruídos por toda a sociedade. Por esse motivo, a UC vem desenvolvendo seu Programa de Acessibilidade e Inclusão em conjunto com diversos parceiros, como a Fundação SOS Mata Atlântica, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) e Câmara Temática de Educação Ambiental (CTME) do Conselho Consultivo. A iniciativa conta com o apoio e acompanhamento do Ministério Público Federal de Resende.

Ao final da cerimônia, os presentes foram convidados a contemplar a 1ª Mostra de Desenhos e Textos, uma exposição sobre obras de alunos que visitaram a unidade e foram guiados pela equipe de Educação Ambiental. A mostra tinha como tema a “Acessibilidade e os Serviços da Biodiversidade” e contou com mais de 200 desenhos e textos.

*Com informações da revista ICMBio em Foco.

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS