ACESSE SUA CONTA

Esqueci minha senha

NÃO POSSUI CADASTRO

Fazendo seu cadastro, você:

marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Fundação Toyota promove evento gratuito

26 de maio de 2009

Neste sábado (30 de maio) acontece em Indaiatuba, São Paulo, o projeto “Toyota Trilhas da Natureza”, que tem o apoio da Prefeitura Municipal de Indaiatuba e da Fundação Toyota do Brasil. O objetivo do evento é oferecer cultura e lazer gratuitamente e sensibilizar a população para questões socioambientais, tendo como enfoque na Mata Atlântica. A Fundação SOS Mata Atlântica levará para o evento os trabalhos vencedores do Concurso de Fotografia 2008 e promoverá oficinas de plantio e atividades lúdicas para o público aprender mais sobre este precioso Bioma. Além das atividades socioambientais, haverá uma programação musical com o show do cantor Lulu Santos, apresentação inédita da Orquestra Jovem do Brasil e da banda de reggae Reguera.

Confira as atividade do evento:

Oficina de Plantio – O principal objetivo é ensinar aos participantes como plantar mudas de pequeno porte, adequado para espaço urbano, usando técnicas para um plantio de mudas frutíferas e hortaliças garantido, com o uso de terra adubada organicamente (folha seca, casca de ovo, cinzas, pó de serra). Com duração de 1 hora, serão atendidos cerca de 120 alunos a cada oficina.

Faça uma árvore feliz – Essa atividade de complementação ao plantio terá duas árvores cenográficas, uma com a expressão feliz e outra com a expressão triste. Ao retirar uma frase ou uma palavra de dentro de um saquinho de sorteio, as pessoas terão que dizer o que faz a árvore feliz ou infeliz. No final, o monitor confere a resposta certa.

Túnel dos sentidos – Essa atividade foi elaborada para proporcionar o resgate do ambiente da Mata Atlântica, por meio dos sentidos. Os participantes serão convidados a passar pelo túnel da floresta onde o clima, os relevos, as texturas, os odores e os sons reproduzirão o ambiente. Cada participante terá os olhos vendados e será guiado por um voluntário previamente capacitado. Na saída do túnel eles serão recepcionados em um espaço com painéis de fotos demonstrativas de áreas degradadas e recuperadas e serão convidados a registrarem suas impressões na forma de escrita e ou pintura.

Jogo da Cidadania – Com duração de 20 minutos, o jogo composto por tabuleiro bem grande, abrange temas sobre ações benéficas e prejudiciais ao meio ambiente.

Jogo da Memória – O jogo de memorização visa sensibilizar e disponibilizar uma amplidão de repertório sobre a fauna e a flora nativas e o equilíbrio na relação entre as espécies que vivem na Mata Atlântica. A proposta é abordar a importância dessas espécies dispersoras e polinizadoras para a reprodução na flora.

Jogo Coleta Seletiva
– Com o intuito de educar o público com relação à importância da coleta seletiva e reutilização de materiais, esse jogo é composto de cinco esteiras numeradas de um a cinco, e cada número têm uma plaquinha nas cores das coletoras: azul, vermelho, verde, amarelo e marrom. Através de um jogo de dados, o participante avança nos espaços numerados e deve pegar o lixo, que está espalhado no chão, correspondente à cor da plaquinha, e colocá-lo na coletora correta.

Jogo da Água – Com duração de 30 minutos, o jogo de tabuleiro de lona busca mostrar aos participantes que sem água não existe vida.

Uso racional da Água
– Boas práticas começam em casa – Apresentação de uma história onde um casal morador utiliza diferentes maneiras da água. A casinha possui em cada ambiente, um dispositivo que facilita a visualização de consumo da água através de cores diferentes injetadas nas pias, chuveiro e vaso sanitário.

Jogo do Consumo Consciente – Com o objetivo de orientar sobre o consumo consciente e identificar embalagens recicláveis, o jogo simula a compra de mercadorias em uma “venda”. Os produtos dispostos em prateleiras são classificados como: ecológicos, comuns e nocivos ao meio ambiente, e possuem em uma das faces informações de produção. Após o término das compras, o monitor irá conferir os mais nocivos e o ambientalmente corretos.

Painel do Clima – Essa dinâmica abordará o ciclo da água, o desmatamento e a relação com o aquecimento global, por meio de um painel cenográfico que apresenta um cenário natural e a relação de equilíbrio existente entre as espécies. O processo de desequilíbrio promovido a partir da intervenção da cadeia produtiva, também é retratado.

Painel da Mata Atlântica – Através de quatro painéis interativos, o projeto apresenta mapas mostrando a Mata Atlântica em 1500 e a atual, no Brasil e só no Estado de São Paulo. Com isso, serão trabalhados temas como: índice de preservação; A questão econômica e a destruição da Mata Atlântica e a necessidade de preservar o que ainda resta do bioma.

Painel Quantidade de água no planeta
– Para educar quanto à responsabilidade humana no consumo da água, serão expostas vasilhas com diferentes quantidades e tipos de água (Salgada, Doce, Potável). O participante terá que descobrir qual vasilha corresponde ao tipo e numerá-la. No final, o monitor mostrará um painel com as respostas corretas.

Painel das Águas – O Ciclo da Água será contato por um monitor capacitado e visualizado através de painéis. Depois, os participantes terão que fixar setas, formando a seqüência correta do Ciclo da água.

Kit de Monitoramento das Águas – A proposta é apresentar ao público presente, indicadores de percepção da qualidade de água.

TEATRO

Teatro de Fantoches Amigos da Mata – A estória começa com o Pau Brasil, um dos únicos sobreviventes de sua espécie, em um pequeno trecho da Mata Atlântica, que conseguiu resistir até os dias atuais. Ele fala sobre a devastação da Mata Atlântica e da extinção de muitos “amigos” como o jacarandá, o cedro e a peroba e animais. Com o desaparecimento de um papagaio, os habitantes da floresta, formam um grupo de busca. Neste percurso, descobrem áreas desmatadas para pastagem e plantio, rodovias cortando a mata, rios poluídos e a cidade, onde encontram o papagaio em uma varanda de apartamento, acorrentado em um poleiro. A estória se desenrola com a ajuda de uma criança e do prefeito da cidade para a questão de preservação da Mata Atlântica.

Teatro “A Cigarra e a Formiga em uma Aventura Ecológica”– Em busca de soluções para salvar a natureza, dois velhos amigos se unem e convidam a garotada para viajar numa história divertida e cheia de aventuras. Cigarra é uma atriz internacional, que tem um passado glorioso em Hollywood, vive de sonhos e detesta ter que pegar no pesado.

Já seu companheiro, Chico Formiga é um artista muito simples, de formação circense e origem humilde, já levou alegria por todos os Estados e Cidades deste imenso país, ainda muito cedo aprendeu a trabalhar muito e guardar seus ganhos e alimento para as épocas difíceis.

Com tantas diferenças o que se espera é uma tremenda confusão, mas quando o foco principal é salvar a natureza as diferenças ficam em segundo plano.

PROGRAMAÇÃO

9h30 às 10h30 Inicio das oficinas: Oficina de Plantio, Faça uma árvore feliz, Túnel dos sentidos, Jogo da Cidadania, Jogo da Memória, Jogo Coleta Seletiva, Jogo da Água, Uso racional da Água (Boas práticas começam em casa), Jogo do Consumo Consciente, Painel do Clima, Painel da Mata Atlântica, Painel Quantidade de água no planeta, Painel das Águas, kit de monitoramento das águas.
10h30 Teatro de fantoche Amigos da Mata
11h00 Apresentação Orquestra Jovem do Brasil
12h15 1º sorteio
12h30 Teatro “A Cigarra e a Formiga em uma Aventura Ecológica”
13h30 Oficinas Socioambientais
14h30 Teatro de fantoche Amigos da Mata
16h00 Teatro “A Cigarra e a Formiga em uma Aventura Ecológica”
17h30 Teatro de fantoche Amigos da Mata
18h30 Show banda local “Reguera”
19h00 2º sorteio
19h30 Show Lulu Santos
21h00 Encerramento

PROJETO TOYOTA “TRILHAS DA NATUREZA”
Data: 30 de maio de 2009 (Sábado)
Horário: das 9h30 às 21h00.
ENTRADA FRANCA
Local: Parque Ecológico de Indaiatuba
Endereço: Av. Fábio Roberto Barnabé, 709
Cidade: Indaiatuba
Estado: SP
O local possui acesso para deficientes, banheiro químico, ambulância e UTI Móvel.

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS