Notícias
Se mantenha informado sobre nossas ações
marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Governo do Ceará e Fundação firmam pacto para produção de Planos Municipais de Mata Atlântica

11 de junho de 2015

A Secretaria do Meio Ambiente do Ceará assinou nesta quarta-feira (10) os termos de Cooperação Técnica com a Fundação SOS Mata Atlântica e sete prefeituras municipais: Palmacia, Pacoti, Guaramiranga, Redenção, Baturité, Aratuba e Mulungu, para elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA). A solenidade aconteceu no Hotel Vale das Nuvens, às 9 horas, na cidade de Guaramiranga.

O secretário de Meio Ambiente, Artur Bruno, disse que o Encontro de Secretários de Meio Ambiente dos Estados da Mata Atlântica, que ocorreu recentemente no Rio Janeiro, foi o ponto de partida para um diálogo e ação conjunta, objetivando reduzir a zero o desflorestamento ilegal da Mata Atlântica. Segundo os dados mais recentes do monitoramento realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Ceará ficou em penúltimo lugar em desflorestamento da Mata Atlântica dentre os 17 estados na área de abrangência do bioma no período 2013-2014.

Previsto na Lei da Mata Atlântica, o PMMA é o instrumento que permite que os municípios assumam sua parte na proteção dessa importante floresta. O Plano reúne e normatiza os elementos necessários à proteção, conservação, recuperação e uso sustentável da Mata.

O diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani, explica a importância do PMMA: “quando o município faz o mapeamento das áreas verdes e indica como elas serão administradas – por exemplo, se vão virar um parque ou uma área de proteção ambiental – fica muito mais fácil conduzir processos como o de licenciamento de empreendimentos. Além disso, é uma legislação que coloca o município muito mais próximo do cidadão, porque também estamos falando em qualidade de vida”.

 

Apoie esta iniciativa e outros projetos da Fundação
Os projetos da SOS Mata Atlântica contam com o apoio de empresas e pessoas espalhadas por todo o país para serem realizados. Você também pode ajudar. Faça uma doação ou seja um filiado!

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS