A Mata Atlântica abrange cerca de 15% do território nacional, em 17 estados. É o lar de 72% dos brasileiros e concentra 70% do PIB nacional. Dela dependem serviços essenciais como abastecimento de água, regulação do clima, agricultura, pesca, energia elétrica e turismo. Hoje, restam apenas 12,4% da floresta que existia originalmente. É preciso monitorar e recuperar a floresta, além de fortalecer a legislação que a protege.
Restauração da floresta
A Mata Atlântica já perdeu quase 90% de sua área original e agora precisa ser recuperada, para proteger espécies, serviços ambientais e evitar a falta d’água. As iniciativas de Restauração Florestal da Fundação estão entre as que mais contribuíram para reabilitar a floresta no país, com mais de 40 milhões de árvores plantadas.
Valorização de parques e reservas
As Unidades de Conservação (UCs), mais conhecidas como parques e reservas, são protegidas por lei para resguardar o patrimônio natural e sociocultural. A Fundação já contabiliza o apoio a mais de 500 UCs em áreas de floresta, de costa e de mar, com investimento de R$ 15 milhões.
Água limpa
35 milhões de brasileiros não têm acesso à água limpa, 46% do esgoto no Brasil é tratado e mais de 60% das doenças que levam a internações no SUS decorrem da água contaminada. Por meio de projetos, campanhas e outras iniciativas, a Fundação monitora a qualidade da água com a ajuda de voluntários e busca o fortalecimento das leis que protegem nossos rios.
Proteção do mar
Com o segundo maior litoral da América Latina, o Brasil necessita de melhor gerenciamento de seus ricos ambientes – como manguezais, ilhas, recifes e dunas. A Fundação atua para ampliar áreas marinhas protegidas e para a aprovação do Projeto de Lei do Mar (6.969/13), que prevê equilíbrio entre o uso e conservação do mar e da costa.
Jeep e Fundação convocam a sociedade para vigiar a Mata Atlântica
25 de abril de 2016
A Jeep em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica acaba de criar o Vigilant Wallpapers, ação que traz imagens em tempo real de algumas localizações dos 8,5% de mata nativa ainda restante. As imagens aparecem no fundo de tela de computadores e smartphones dos usuários, que podem denunciar caso notem alguma ameaça nas áreas monitoradas, e assim ajudam a vigiar o que acontece na floresta. A ideia principal é criar um alerta e abrir o debate sobre as ameaças que acontecem diariamente nos parques e reservas, convidando a sociedade para participar ativamente, vigiando as áreas de principal risco por meio de seu computador, smartphone ou tablet. Confira o vídeo:
“A Fundação SOS Mata Atlântica atua em diversas frentes para a preservação desta que é a floresta mais ameaçada do país. A parceria com a Jeep cria a oportunidade de o cidadão comum interagir com o meio ambiente e ser mais um agente na preservação da Mata Atlântica”, diz Mario Mantovani, Diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica.
As imagens do Vigilant Wallpapers, enviadas para os fundos de tela em tempo real, são captadas por câmeras instaladas em setores estratégicos, os quais estão constantemente sofrendo algum tipo de agressão ou crime ambiental, seja uma queimada, pesca ilegal ou desmatamento. Caso o vigilante observe alguma atividade suspeita poderá clicar em “denúncia”, enviando, automaticamente, o registro daquele momento para as autoridades locais.
O projeto-piloto, criado pela agência de propaganda Leo Burnett Tailor Made, teve início no Rio de Janeiro e deve se estendido para outras reservas do país. As câmeras utilizadas são autossuficientes e movidas a energia solar, funcionando 24 horas por dia, sete dias da semana, e transmitem imagens com geolocalização via streaming. Para não interferir na fauna e na flora as câmeras foram camufladas em formato de tronco, ninho e pedra.
O Vigilant Wallpapers Jeep é compatível com sistema Android e Windows. O download está disponível na Google Play e no site: www.jeepwallpapers.com.br
Sobre SOS Mata Atlântica
A Fundação SOS Mata Atlântica é uma ONG brasileira que atua há 30 anos na proteção dessa que é a floresta mais ameaçada do país. A instituição monitora o desmatamento, a qualidade da água e realiza a restauração da Mata Atlântica – já plantou mais de 36 milhões de mudas nativas. Também trabalha pela proteção do mar e da costa, com políticas públicas e melhorias das leis ambientais, educação ambiental, faz campanhas sobre o meio ambiente e apoia reservas e unidades de conservação. Todas as ações da SOS contribuem para a qualidade de vida, já que vivem na Mata Atlântica mais de 72% da população brasileira. Os projetos e campanhas dependem da ajuda de pessoas e empresas para continuar a existir. Para mais informações sobre a atuação da ONG, acesse www.sosma.org.br. Para mapas interativos e gráficos sobre as áreas remanescentes de Mata Atlântica no país, acesse: http://aquitemmata.org.br
Sobre a marca Jeep
A Jeep é a marca verdadeiramente global do grupo FCA – Fiat Chrysler Automobiles e agora está mais presente do que nunca no Brasil, com o recém-inaugurado Polo Automotivo Jeep, em Goiana, Pernambuco. É essa moderníssima fábrica que produz para toda a América do Sul o Jeep Renegade, a nova referência em SUVs compactos. Baseada em uma herança lendária de mais de 70 anos, a Jeep produz autênticos SUVs, que reúnem capacidade off-road, qualidade de fabricação e versatilidade líderes de seus segmentos, para pessoas que buscam jornadas extraordinárias. A marca Jeep é um convite aberto para viver a vida ao máximo, oferecendo uma linha completa de veículos que continuam a proporcionar a seus proprietários segurança para enfrentar qualquer viagem com plena confiança.
Sobre a LBTM
A Leo Burnett Tailor Made une o brilho criativo e a experiência internacional da Leo Burnett Worldwide com um modelo operacional sob medida, 100% dedicado a entender o negócio de cada cliente. Somos uma agência convergente, que acredita e trabalha a comunicação de forma integradora e o pensamento digital presente em todas as etapas da construção de marcas. Subsidiária integral do Publicis Groupe S.A., a rede Leo Burnett é uma agência multinacional com 80 anos de atuação e sede em Chicago. São 96 escritórios, em 85 países, com cerca de 9 mil colaboradores. No Brasil há 40 anos, somos mais de 400 pessoas em dois escritórios (São Paulo e Brasília). Estamos entre as três redes mais premiadas criativamente no mundo, de acordo com o Gunn Report.
COMPARTILHE
Comentários
Boa noite
Estamos veraneando em Praia do Forte no Litoral norte, Mata de São João Bahia.
Não somos daqui, mas andando pela região presenciamos vários terrenos imensos desmatando para construção de condomínios e o mais curioso é que estão “camuflados” por telas e palhas de coqueiros, dando a impressão que não querem que percebam!
A Vila é pequena e fico me questionando como obtém licença para tal??
Acho que fecham os olhos para a destruição total desta Reserva tão bonita.
Fiscalizem por favor.
Boa noite
Estamos veraneando em Praia do Forte no Litoral norte, Mata de São João Bahia.
Não somos daqui, mas andando pela região presenciamos vários terrenos imensos desmatando para construção de condomínios e o mais curioso é que estão “camuflados” por telas e palhas de coqueiros, dando a impressão que não querem que percebam!
A Vila é pequena e fico me questionando como obtém licença para tal??
Acho que fecham os olhos para a destruição total desta Reserva tão bonita.
Fiscalizem por favor.