ACESSE SUA CONTA

Esqueci minha senha

NÃO POSSUI CADASTRO

Fazendo seu cadastro, você:

marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Consórcio PCJ inicia Largada Brasileira para o 9º Fórum Mundial da Água

Sequência de Webinars vai debater temas centrais do próximo Fórum e articular a participação brasileira nesse que é considerado o maior evento da água no Mundo.

26 de agosto de 2020

O Consórcio PCJ inicia nessa quarta-feira, dia 26, a caminhada brasileira para participação no 9º Fórum Mundial da Água, que acontecerá na cidade de Dacar, no Senegal, com a realização de quatro webinars que irão debater os temas centrais da próxima edição: Segurança Hídrica e Saneamento, Desenvolvimento Rural, Cooperação e Ferramentas e Meios de Implementação. Os webinars acontecerão nos dias 26 e 27 de agosto, e depois nos dias 03 e 04 de setembro, todos acontecerão às 14h. As inscrições para participação já estão abertas pelo aqui.

A Fundação SOS Mata Atlântica participa do evento amanhã (27), que tem como tema Desenvolvimento Rural. Na ocasião, Marcia Hirota, diretora executiva da Fundação apresentará dados sobre a situação da Mata Atlântica na Bacia Hidrográfica PCJ. O webinar ainda contará com a participação de Jorge Werneck, diretor da ADASA, vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR) e governador do Conselho Mundial da Água; Rachel Prado, pesquisadora nível A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Solos; e João Demarchi, pesquisador científico nível VI da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (IZ/APTA) e coordenador da Câmara Técnica de Recursos Naturais dos Comitês PCJ.

Cada webinar contará com quatro apresentações de importantes nomes da gestão de recursos hídricos das Bacias PCJ e de âmbito nacional. O objetivo é mobilizar a comunidade sobre a importância da participação no Fórum Mundial da Água, seja presencialmente ou à distância. A organização senegalesa dessa edição confirma a realização do evento entre os dias 22 e 27 de março de 2021, mesmo diante de um possível cenário de permanência da pandemia de Covid-19. No entanto, os eventos oficiais preparatórios neste ano estão ocorrendo em ambiente digital.

Todos as pessoas que fizerem inscrição e participarem dos quatro webinars receberão certificado de participação. Assim, como ocorreu na semana de Diálogos sobre o Fórum, que o Consórcio PCJ realizou entre junho e julho, esses novos webinars receberão relatoria e serão registrados para envio à organização senegalesa do 9º Fórum Mundial da Água, como contribuição às discussões sobre relevantes temas relacionados à água.

Quem é o Conselho Mundial da Água?
O Conselho Mundial da Água é uma plataforma internacional de multi-stakeholder. Foi criado em 1996 por iniciativa de especialistas em água de renome e organizações internacionais, em resposta a uma crescente preocupação com as questões da água mundo da comunidade global. A missão do Conselho Mundial da Água é promover a conscientização, o compromisso político e a ação gatilho sobre questões críticas da água em todos os níveis, incluindo o mais alto nível de tomada de decisão, para facilitar a eficiente conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso da água em todas as suas dimensões em uma base ambientalmente sustentável para o benefício de toda a vida na Terra. O Conselho catalisa também iniciativas e atividades, cujos resultados convergem para seu principal evento: O Fórum Mundial da Água, realizado a cada três num país diferente. Saiba mais em: https://www.worldwatercouncil.org

Por que participar do Fórum Mundial da Água?
O Fórum Mundial da Água é a plataforma que catalisa projetos, ações e políticas em prol da recuperação e preservação dos recursos hídricos do mundo todo. Realizado a cada três anos numa cidade sede em um país diferente, o evento reúne diversos atores do mundo das águas, como formadores de opinião, autoridades nacionais e locais, jornalistas, pesquisadores, técnicos, estudantes, representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário de várias partes do globo. Já Foram realizadas oito edições do Fórum Mundial da Água: Marraquexe, no Marrocos (1997); Haia, na Holanda (2000); Kyoto, no Japão (2003), Cidade do México (2006), Istambul, na Turquia (2009); Marselha, na França (2012), Daegu e Gyeongbuk, na Coreia do Sul (2015); e Brasília, no Brasil (2018). A próxima edição está agendada para ocorrer em março de 2021, no Dacar, no Senegal. Saiba mais: https://www.worldwatercouncil.org/en/world-water-forum

Sobre o Consórcio PCJ:
O Consórcio PCJ, fundado em 1989, é uma associação civil de direito privado, composta por 41 municípios e 24 empresas associados, que atua como uma agência de fomento, planejamento e sensibilização, com o objetivo de recuperar e preservar os mananciais, além de discutir a implementação de políticas públicas voltadas à gestão da água. A entidade é referência nacional e internacional na gestão de recursos hídricos, sendo membro de importantes entidades internacionais, como: O Conselho Mundial da Água, a Rede Internacional de Organismos de Bacias (Riob), a Rede Latino-Americana de Organismos de Bacias (Relob) e a Rede Brasil (Rebob).

Crédito: Com informações do Consórcio PCJ

COMPARTILHE