ACESSE SUA CONTA

Esqueci minha senha

NÃO POSSUI CADASTRO

Fazendo seu cadastro, você:

marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Mata Atlântica vai à Escola

11 de dezembro de 2006

A Fundação SOS Mata Atlântica acaba de lançar mais uma linha de ação para promover a educação ambiental. Trata-se do programa “Mata Atlântica vai à escola”, que tem o objetivo de sensibilizar, capacitar e mobilizar professores e alunos da rede de ensino pública e privada para o desenvolvimento de atividades e ações em benefício da conservação do meio ambiente e deste bioma, aliado ao desenvolvimento da cidadania socioambiental.

As atividades do programa incluem capacitação de professores e coordenadores pedagógicos a partir de temas ligados às questões socioambientais para o planejamento e desenvolvimento de ações nas instituições onde atuam; envolver diretamente escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio, inicialmente das Regiões Metropolitanas de São Paulo e de Campinas (SP); auxiliar os grupos no planejamento, execução, monitoramento e avaliação das suas atividades e ações; formar jovens lideranças ambientais; criar uma rede de intercâmbio e troca de experiências entre as escolas e grupos formados.

As escolas integrarão o programa por meio da filiação de seus alunos, o que pode ser feito com recursos da própria escola ou alunos ou por meio de um parceiro (com patrocínio de uma empresa, por exemplo). Serão envolvidos nas ações crianças e adolescentes de 7 a 14 anos de idade, professores e coordenadores pedagógicos do ensino fundamental de escolas públicas e privadas da Região Metropolitana de São Paulo e de Campinas (SP). Para cada aluno filiado será emitida a carteirinha de estudante de acordo com a Medida Provisória nº 2208 de 17/08/2001 (referente à obtenção de descontos em estabelecimentos de diversão, eventos culturais, esportivos e de lazer).

Os professores que irão coordenar as atividades nas escolas serão treinados e receberão sugestões de material para inserção de uma hora / aula por semana nas classes.

Além das atividades estritamente relacionadas ao Programa “Mata Atlântica vai à escola”, de acordo com o nível de envolvimento, a quantidade de alunos participantes, desenvolvimento e evolução dos trabalhos, a escola poderá contar com a realização de outras atividades e projetos da Fundação SOS Mata Atlântica, tais como:

  • Palestras para apresentação da SOS Mata Atlântica, do “Mata Atlântica vai à escola” e dos principais problemas ambientais abordados pelo Projeto;
  • Teatro da Mata Atlântica, onde uma trupe circense leva uma peça teatral sobre temas ligados ao Projeto;
  • Implementação de um mini viveiro para produção de mudas e consecutivo plantio e distribuição das mesmas no entorno, contribuindo para o fomento florestal na região;
  • Kit de análise da água e participação no Projeto Mãos à Obra pelo Tietê, onde as escolas passam a monitorar um corpo d’água da região e realizar atividades ligadas ao tema água.
  • Distribuição de mudas aos pais, alunos e convidados em datas especiais pré-agendadas.

Anualmente, será promovido um encontro dos grupos de alunos, professores e comunidade em geral envolvidos no “Mata Atlântica vai à escola”. Assim, serão incentivados o intercâmbio e a troca de experiências, criando um espaço de exposição das ações realizadas e envolvendo os participantes na discussão do projeto e dos principais problemas socioambientais encontrados durante o trabalho.

As escolas públicas e de baixo poder aquisitivo também poderão se escrever e serão patrocinadas por:

  1. Escolas particulares que poderão “adotar” e patrocinar a inclusão de uma escola pública no programa (para cada carteirinha emitida, uma segunda será doada a escola pública);
  2. Empresas que poderão patrocinar a inclusão de uma escola de seu bairro/região.

Mais informações pelo telefone (11) 3055.7888

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS