A Fundação SOS Mata Atlântica acaba de lançar mais uma linha de ação para promover a educação ambiental. Trata-se do programa “Mata Atlântica vai à escola”, que tem o objetivo de sensibilizar, capacitar e mobilizar professores e alunos da rede de ensino pública e privada para o desenvolvimento de atividades e ações em benefício da conservação do meio ambiente e deste bioma, aliado ao desenvolvimento da cidadania socioambiental.
As atividades do programa incluem capacitação de professores e coordenadores pedagógicos a partir de temas ligados às questões socioambientais para o planejamento e desenvolvimento de ações nas instituições onde atuam; envolver diretamente escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio, inicialmente das Regiões Metropolitanas de São Paulo e de Campinas (SP); auxiliar os grupos no planejamento, execução, monitoramento e avaliação das suas atividades e ações; formar jovens lideranças ambientais; criar uma rede de intercâmbio e troca de experiências entre as escolas e grupos formados.
As escolas integrarão o programa por meio da filiação de seus alunos, o que pode ser feito com recursos da própria escola ou alunos ou por meio de um parceiro (com patrocínio de uma empresa, por exemplo). Serão envolvidos nas ações crianças e adolescentes de 7 a 14 anos de idade, professores e coordenadores pedagógicos do ensino fundamental de escolas públicas e privadas da Região Metropolitana de São Paulo e de Campinas (SP). Para cada aluno filiado será emitida a carteirinha de estudante de acordo com a Medida Provisória nº 2208 de 17/08/2001 (referente à obtenção de descontos em estabelecimentos de diversão, eventos culturais, esportivos e de lazer).
Os professores que irão coordenar as atividades nas escolas serão treinados e receberão sugestões de material para inserção de uma hora / aula por semana nas classes.
Além das atividades estritamente relacionadas ao Programa “Mata Atlântica vai à escola”, de acordo com o nível de envolvimento, a quantidade de alunos participantes, desenvolvimento e evolução dos trabalhos, a escola poderá contar com a realização de outras atividades e projetos da Fundação SOS Mata Atlântica, tais como:
Anualmente, será promovido um encontro dos grupos de alunos, professores e comunidade em geral envolvidos no “Mata Atlântica vai à escola”. Assim, serão incentivados o intercâmbio e a troca de experiências, criando um espaço de exposição das ações realizadas e envolvendo os participantes na discussão do projeto e dos principais problemas socioambientais encontrados durante o trabalho.
Mais informações pelo telefone (11) 3055.7888