ACESSE SUA CONTA

Esqueci minha senha

NÃO POSSUI CADASTRO

Fazendo seu cadastro, você:

marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Natal recebe Plataforma Ambiental da SOS Mata Atlântica

17 de agosto de 2012

A Fundação SOS Mata Atlântica convidou os candidatos à Prefeitura e Câmara de vereadores da cidade Natal para participar do lançamento da Plataforma Ambiental e assinar a carta compromisso da ferramenta, nesta sexta-feira (17/08), às 15h, na Assembleia Legislativa.

De 444 candidatos a vereador, apenas cinco estiveram presentes. Dois candidatos a prefeito compareceram. Todos os presentes aderiram ao documento.

Para Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica, essa desmobilização mostra que a questão socioambiental parece não está sendo prioritária na agenda dos pretendentes aos cargos eletivos da cidade. No entanto, Mantovani afirmou que um dos papeis da Fundação é “fomentar e acompanhar as políticas públicas sobre meio ambiente”. “Se municípios como Natal não estiverem afinados com a sustentabilidade, a sociedade civil tem de cobrar o comprometimento por meio da Plataforma ou de ações diversas”, disse Mantovani.

A Plataforma Ambiental é um instrumento de apoio ao cidadão e tem os objetivos de apoiar o eleitor a ter o socioambiental como critério de voto e estimular os candidatos a prefeito e vereador a adotarem a temática no seu Plano de Governo. Esta é uma iniciativa da Fundação SOS Mata Atlântica, em parceria com a Frente Parlamentar Ambientalista e a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA). Em Natal, a Fundação contou com o apoio da Associação Potiguar Amigos da Natureza (ASPOAN) e do Movimento Bicicletada de Natal.

As propostas da Plataforma abordam diferentes áreas, como saúde, educação, clima, saneamento básico e desenvolvimento sustentável. Cada um desses pontos apresentam sugestões e obrigações a serem seguidas, com vistas à conservação do bioma Mata Atlântica. Outras informações podem ser acessadas pelo link:  www.sosma.org.br/projeto/plataforma-ambiental/plataforma-ambiental-para-o-brasil/

Ato do movimento “A Via Costeira é Nossa”

O movimento formado pela sociedade civil organizada, contrário às novas construções na orla da praia em Natal, realizará neste sábado (18/08), a partir das 14h, uma mobilização social e cultural no Vale das Cascatas, na Vila Costeira.

O objetivo é chamar atenção para o desrespeito dos gestores públicos, que têm permitido a ocupação de vários hotéis nas Áreas de Preservação Permanente (APPs), locais de remanescentes de dunas, bordas de tabuleiro e restingas. Estas regiões, além de serem fundamentais para a conservação ambiental, têm grande valor paisagístico, turístico e ecológico para a cidade.  A mobilização conta também com o apoio da SOS Mata Atlântica.

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS