ACESSE SUA CONTA

Esqueci minha senha

NÃO POSSUI CADASTRO

Fazendo seu cadastro, você:

marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Natividade e São José de Ubá (RJ) ganham planos de Mata Atlântica

13 de agosto de 2013

Com informações da Secretaria do Ambiente do Rio de Janeiro No último dia 9, o secretário do Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, entregou para o  prefeito de Natividade, Marcos Antonio da Silva Toledo, e para o secretário municipal de Meio Ambiente de São José de Ubá, Bismarck José Ney, os Planos Municipais de Conservação e de Recuperação da Mata Atlântica (PMMAs) de suas cidades.

A entrega ocorreu no município de Natividade, durante a abertura da Conferência Regional de Meio Ambiente no Noroeste Fluminense. Os demais planos serão entregues para as outras cidades do Noroeste Fluminense até o final de agosto. A iniciativa é apoiada pela Fundação SOS Mata Atlântica.

Elaborados pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), pela Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro (Aemerj) e pelo Instituto de Estudos da Religião (Iser), os planos são instrumentos de planejamento e gestão que visam à conservação e recuperação da Mata Atlântica. Os PMMAs orientarão políticas ambientais em uma região que possui alto potencial de expansão de áreas verdes e de implementação de políticas econômicas que beneficiem o produtor que mantiver florestas em pé.

Os estudos para os Planos  – que preveem a participação ativa das populações dos municípios na sua formatação final – apontaram até agora que os 13 municípios do Noroeste Fluminense possuem 62,5 mil hectares de Mata Atlântica – 14% de suas áreas totais somadas. Além disso, têm potencial de reflorestamento de 74,9 mil hectares.

Como resultado da elaboração desses planos, o Noroeste Fluminense já ganhou seis Unidades de Conservação. As áreas dessas novas unidades terão 19.584 hectares e vão proteger 295 nascentes e cinco espécies de animais ameaçadas de extinção. Para partes devastadas, está previsto o plantio de 24 milhões de mudas.

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS