Se mantenha informado sobre nossas ações

Nota de Repúdio à ameaça a ambientalistas em Santa Catarina

6 de agosto de 2013

Wigold B. Schaffer e Miriam Prochnow, Conselheiros da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), foram vítimas de agressão e ficaram reféns sob a mira de arma de fogo e ameaça de morte por mais de 30 minutos, no último domingo, 4 de agosto. O fato ocorreu quando faziam um passeio pela mata de sua propriedade em Atalanta (SC).

As vítimas saíram de sua casa por volta das 10h, em companhia da filha Gabriela, para dar uma caminhada no meio da mata e fazer fotos da flora e da fauna; em torno das 10h30, o grupo foi ameaçados e atacados por um caçador armado. Os momentos de tensão e desespero são relatados no site da Apremavi (disponível em: www.apremavi.org.br/noticias/apremavi/794/cacador-agride-ambientalistas-com-arma-de-fogo), onde também é possível visualizar uma imagem do caçador armado.

A Fundação SOS Mata Atlântica vem a público expressar o seu repúdio às ameaças e ataques contra as pessoas unidas para proteger e defender um patrimônio natural brasileiro – a Mata Atlântica. Reforçamos ainda que a prática da caça é proibida no Brasil. Repudiamos a caça ilegal e ataques pessoais e individuais a ambientalistas. O ataque a qualquer pessoa que atue favoravelmente à proteção da vida e ao cumprimento das leis constitui um grave retrocesso e uma violência contra a liberdade de expressão e aos princípios democráticos.

Como instituição representante da sociedade civil organizada, acompanharemos o caso na expectativa de que as Polícias Civil, Militar e Ambiental, bem como o Ministério Público Estadual e Federal e as demais autoridades competentes tomem as providências cabíveis.

Por fim, expressamos nossa solidariedade a Wigold B. Schaffer e Miriam Prochnow, sua familia, e a todos os companheiros ambientalistas vítimas de ameaças e ataques.

Fundação SOS Mata Atlântica