ACESSE SUA CONTA

Esqueci minha senha

NÃO POSSUI CADASTRO

Fazendo seu cadastro, você:

Novos grupos de monitoramento analisarão água de rios em AL, PB e PE

15 de março de 2016

A SOS Mata Atlântica e a Ypê fecharam parceria para o patrocínio e ampliação do projeto Observando os Rios. A meta do projeto é criar grupos de voluntários para monitoramento da qualidade da água de rios, córregos e nascentes em todos os 17 Estados da Mata Atlântica até 2020. A ampliação já teve início com a criação de novos grupos de monitoramento nos estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco, que se unem aos mais de 250 grupos já formados em 5 estados.

Até o momento já foram criados 13 grupos para a análise de 8 rios em Alagoas: Pratagy, Fonte da Barra, Camaragibe, São Francisco, Manguaba, Lages/Tatuamunha, Palhano e Oiteiro. Com isso, o projeto estará presente nos municípios alagoanos de Maceió, Passo de Camaragibe, Penedo, Porto Calvo, Porto das Pedras e São Miguel Arcanjo. Na Paraíba, foram criados 15 grupos para a análise de 7 rios: Jaguaribe, Paraíba, Gramame, Maceiozinho, Mamanguape, Cabelo e Tumbiá; levando o projeto aos municípios paraibanos de João Pessoa, Cabedelo, Conde, Mamanguape, Santa Rita e Rio Tinto. Já em Pernambuco, são 11 grupos para a análise da qualidade da água de 6 rios: Beberibe, Capiberibe, Canal de Santa Cruz, Jaboatão, Una e Monjope; nos municípios pernambucanos de Olinda, Recife, Igarassu, Paudalho, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande e Itapissuma.

Para Malu Ribeiro, da Fundação SOS Mata Atlântica, a parceria permite intensificar e ampliar o trabalho que a ONG tem realizado ao longo dos anos para o resgate dos rios, córregos e nascentes do país. “A parceria com a Ypê em defesa da água engrandece os esforços da SOS Mata Atlântica na recuperação da qualidade da água dos rios brasileiros. A Ypê foi a primeira empresa a retirar o fosfato dos lava-roupas, responsável pela formação de espumas que são nocivas à vida aquática”, lembra Malu.

Desde 1991 a SOS Mata Atlântica atua com o monitoramento da qualidade da água, mobilizando e engajando cidadãos e organizações em ações de conservação, recuperação e gestão participativa da água.

Com mais de 250 grupos e uma média de 15 pessoas por grupo, a Fundação SOS Mata Atlântica incentiva a participação de voluntários no monitoramento da água dos rios com o programa Observando os Rios. Como consequência, sua ação ajuda a engajar pessoas na cobrança do poder público por rios mais limpos e melhorar a qualidade de vida nessas áreas.

Rafael Pereira é um exemplo e coordena um grupo de monitoramento na cidade do Rio de Janeiro. A história dele é contada no vídeo abaixo, com narração da atriz Mariana Ximenes: https://youtu.be/Sw7I6LplnRY. O vídeo está disponível também no canal do Youtube da Fundação SOS Mata Atlântica.

A iniciativa conta também com a parceria e apoio de ONGs e instituições locais como: Associação Guajiru, Instituto Federal da Paraíba, Instituto Sea Shepherd  Brasil, Fundação Mamíferos Aquáticos e Universidade Federal da Paraíba.

 

Sobre a SOS Mata Atlântica

A Fundação SOS Mata Atlântica é uma ONG brasileira que atua há 30 anos na proteção dessa que é a floresta mais ameaçada do país. A ONG realiza diversos projetos nas áreas de monitoramento e restauração da Mata Atlântica, proteção do mar e da costa, políticas públicas e melhorias das leis ambientais, educação ambiental, campanhas sobre o meio ambiente, apoio a reservas e unidades de conservação, dentre outros. Todas essas ações contribuem para a qualidade de vida, já que vivem na Mata Atlântica mais de 72% da população brasileira. Os projetos e campanhas da ONG dependem da ajuda de pessoas e empresas para continuar a existir. Saiba como você pode ajudar em www.sosma.org.br.

 

Sobre a Ypê

Uma empresa 100% brasileira, a Ypê completou 65 anos em 2015. É nacionalmente reconhecida por investir em sustentabilidade aliada à qualidade e à constante inovação. Desde a sua fundação, em 1950, a empresa promove ações que contribuam com o futuro das pessoas e do planeta e, diariamente, empenha-se em minimizar os impactos de suas atividades ao meio ambiente. Marca líder no segmento de higiene e limpeza no Brasil, a Ypê possui uma linha completa de produtos para auxiliar nos cuidados com a roupa, a casa e o corpo. Com matriz localizada em Amparo, interior de São Paulo, conta com mais quatro unidades fabris: Salto (SP), Simões Filho (BA), Anápolis (GO) e Goiânia (GO). Possui aproximadamente 4.000 funcionários, exporta para mais de 20 países da América Latina, Ásia, África e Oriente Médio e ainda detém as marcas Atol, Assola, Tixan Ypê e Perfex.

 


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/vhosts/sosma.org.br/httpdocs/wp-content/themes/SOSPortal/loop-templates/content-single.php on line 98

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS