Notícias
Se mantenha informado sobre nossas ações
marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Palavra Cantada, Beatles e Mundo Bita no Viva Mata para Crianças

Evento voltado ao público infantil contou também com passeio virtual pelo Centro de Experimentos Florestais e oficina com Estéfi Machado

7 de junho de 2021

Cultura e meio ambiente formam uma dupla e tanto! Por isso, no Viva Mata 2021, versão especial para crianças, tivemos tanto o rock dos Beatles para Crianças quanto as canções lindas da Palavra Cantada, que divertiram a todos.

Este momento especial incluiu depoimento do Paulo Tatit e conversa ao vivo com a Sandra Peres, que são os fundadores da Palavra Cantada. Eles aproveitaram o Viva a Mata para lançar a nova música, Canção para Fauna e Flora. O evento teve ainda informação sobre onde fica e porque a Mata Atlântica é importante para nós, uma oficina com a artista Estéfi Machado, que mostrou como podemos fazer uma jangada e um mico-leão-dourado, espécie emblemática dessa floresta. E contou com muito bom humor também, graças à palhaça Consuelo, que apresentou o evento. Quem perdeu ainda pode conferir em nosso Youtube.

Durante o encontro, Cesar Pegoraro, o Cesinha, biólogo e educador ambiental da SOS Mata Atlântica, explicou que é possível saber não apenas se existe o bioma Mata Atlântica na sua cidade, como também se o nível de desmatamento dessa floresta cresceu ou diminuiu nos últimos anos em cada município. Basta consultar a ferramenta digital “Aqui Tem Mata”.

“A Mata Atlântica ocupava uma parte grande do Brasil, desde o Piauí até o Rio Grande do Sul, no litoral, como também chegava aos estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul. Mas, ao longo do tempo, ela foi sendo trocada pela extração de madeira, pela cana-de-açúcar, pelo café, pelo eucalipto, pela soja, pelo milho e pelo algodão. Além da criação de gado e da mineração. Não podemos esquecer também das cidades”. Conclusão, hoje restam apenas 12,4% de Mata Atlântica no país – é o bioma mais ameaçado do Brasil.

“Pode ser pouco, mas esta mata ainda é muito importante para a água que nós bebemos e usamos, para manter o ar fresco e para manter a biodiversidade, ou seja, as plantas e animais da floresta. Sem a Mata Atlântica, por exemplo, não teremos abelhas e olha que elas são fundamentais para a produção dos alimentos que comemos”, ressalta Pegoraro.

Parcerias em prol da mata

No Viva Mata 2021 também foram divulgadas novas parcerias da ONG. Uma delas com o Mundo Bita, fenômeno infantil que ultrapassou 9 bilhões de visualizações no Youtube, e que será a partir de agora um Defensor da Mata Atlântica, levando as mensagens sobre a importância do bioma para os pequenos e suas famílias.

E uma importante associação da ONG também com a turma do Snoopy, dentro da campanha Take Care with Peanuts, que vai sair do desenho e ir a campo, promovendo a recuperação da floresta. Na parceria com a Peanuts, será realizado o plantio de 75 mil árvores em cinco anos.

Muitas das mudas que estão ajudando na reconfiguração da Mata Atlântica brasileira são criadas nas estufas do Centro de Experiências Florestais SOS Mata Atlântica – Heineken Brasil, que fica na cidade de Itu, perto de São Paulo. Depois que a pandemia passar será possível visitar ao vivo e em cores o local.

“A fazenda estava degradada, mas depois que plantamos 700 mil árvores na área, a biodiversidade voltou e temos avistado animais como lontras e até onças”, afirma Kelly De Marchi, coordenadora de educação ambiental da Fundação.

Ela deu um “gostinho” do que o público poderá experimentar em breve, um tour virtual em 360 graus pela fazenda, que será lançado em breve no Youtube da Fundação. A visita online passa pela torre de observação – que mostra a vista aérea da propriedade, pelo viveiro de árvores nativas e pela trilha na floresta.

 

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

NOTÍCIAS RELACIONADAS