Notícias
Se mantenha informado sobre nossas ações
marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Parque apoiado pelo Costa Atlântica vai proteger corais e banhistas em Búzios

21 de setembro de 2010

Com o apoio do Programa Costa Atlântica e do Projeto Coral Vivo, a prefeitura de Búzios iniciou a implantação do Parque dos Corais, criado em 2009 para proteger os ecossistemas marinhos da região.

No mês passado, começou a demarcação da unidade, com a instalação de boias na orla do Bardot; em breve serão beneficiadas também as praias da Tartaruga e João Fernandes. Essas praias concentram as maiores áreas coralíneas na península de Búzios e coincidem com os três núcleos do Parque, que tem cerca de 56 m².

Com a colocação das boias, os barcos deixarão de trafegar e ancorar na área dos corais, ordenando racionalmente a movimentação náutica para proteção do ambiente marinho. Também foi iniciada a mobilização para formar o Conselho Consultivo do Parque.

O projeto Coral Vivo está apoiando a prefeitura com ações na demarcação, sinalização e divulgação do parque, bem como na formação e consolidação do conselho da unidade. Os recursos são do Programa Costa Atlântica, da Fundação SOS Mata Atlântica.

“A efetiva implementação do Parque dos Corais será muito importante para resguardar o frágil e rico ecossistema coralíneo de Búzios e também contribuirá para o ordenamento do tráfego náutico”, explica Fábio Motta, coordenador do Programa Costa Atlântica.

Além disso, a unidade também contribuirá para evitar acidentes envolvendo banhistas e barcos e para estimular o turismo e a educação ambiental, já que o nado e o mergulho continuarão a ser permitidos na área.

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS