Notícias
Se mantenha informado sobre nossas ações
marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Participe do Dia Internacional de Ação pelo Clima

21 de outubro de 2009

Brasileiros se unem ao mundo em quase 4 mil eventos programados em 161 países

No próximo sábado, dia 24 de outubro, cidades de todo o Brasil serão palco de diversos eventos para sinalizar que está na hora de serem tomadas decisões que garantam um acordo ambicioso, justo e comprometido na 15ª Conferência das Partes (COP-15) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que reunirá os governos mundiais de 7 a 19 de dezembro de 2009, em Copenhague, na Dinamarca.

Organizadas em parceria entre as Campanhas TicTacTicTac e 350.org, as atividades desenvolvidas no Brasil serão somadas a quase 4 mil ações que acontecerão na mesma data e com o mesmo intuito em 161 países. Até o início da semana, quase cem eventos nos mais diversos pontos do território nacional já estavam registradas e outros continuam sendo cadastrados para realização no sábado.

Em Minas Gerais, por exemplo, o estádio do Minerão receberá os participantes da campanha para fazer o aquecimento do jogo Atlético e Vitória. Em Brasília, estudantes, parlamentares e funcionários comporão o número 350 em frente ao Congresso Brasileiro. São Paulo usará a música para chamar atenção contra as mudanças climáticas através do show da banda de pop-rock Sananda, no Parque do Carmo. E no Rio de Janeiro, um grupo se concentrará em frente ao Copacabana Palace (onde está o relógio da Campanha) para caminhar e coleta de assinaturas.

O grande diferencial da Campanha TicTacTicTac é reunir mundialmente e pela primeira vez pessoas e organizações diversas em torno de um tema único: não há mais tempo a perder em relação às mudanças climáticas. Há uma corrida contra o relógio e os países devem decidir, juntos, o futuro comum do planeta.

As atividades do dia 24 também destacam a necessidade de políticas que limitem a concentração de CO2 em 350ppm, limite constatado pela NASA, pesquisadores e ambientalistas como aceitável para a atmosfera. Esse índice representa uma mudança profunda no atual debate climático. Por anos, cientistas e fomentadores de políticas discutiram a possibilidade de limitar a concentração de CO2 em 450ppm. Atualmente a concentração deste gás é de 390ppm.

Para cada evento realizado no Dia Internacional da Ação Climática em todo o mundo, os organizadores farão fotos que mostrem o número 350. Todas as imagens serão postados no site da 350.org e darão origem a uma petição internacional com informações vindas de todas as partes do globo.

“Embora as conversações em Copenhagen sejam só em dezembro, os governos estarão definindo as suas posições bem antes. Assim, o final de outubro é uma oportunidade importantíssima para que a sociedade se manifeste e pressione as lideranças governamentais a firmar o compromisso de assumir metas objetivas para serem apresentadas em Copenhague, servindo de exemplo e sinalizando para todos a necessidade de reverter o curso atual das emissões de gases do efeito estufa”, comenta Aron Belinky, coordenador executivo da Campanha TicTacTicTac no Brasil.

Além dos eventos realizados especialmente para marcar esse dia, a campanha TicTacTicTac convida todas as pessoas preocupadas com o problema do aquecimento global a levar a mensagem e o abaixo-assinado da campanha aos eventos artísticos, esportivos, religiosos e culturais em sua cidade ou comunidade. Os interessados podem registrar sua ação no site da campanha para receber materiais e informações de apoio.

Fonte: tictactictac.org.br

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS