ACESSE SUA CONTA

Esqueci minha senha

NÃO POSSUI CADASTRO

Fazendo seu cadastro, você:

marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Plataforma Ambiental 2012 quer engajar o cidadão participativo

12 de setembro de 2012

Trazer o cidadão para o centro do debate sobre as propostas socioambientais dos candidatos e seu monitoramento nos anos seguintes à eleição é um dos diferenciais da Plataforma Ambiental 2012

Na primeira eleição com a Lei da Ficha Limpa em vigor (Lei Complementar nº 135/2010), o eleitor tem a missão de acompanhar as promessas eleitorais dos futuros representantes municipais e retomar o debate sobre a agenda socioambiental após a candidatura. Tarefa que envolve a participação intensa da sociedade e faz valer a iniciativa popular que reuniu cerca de 1,3 milhões de assinaturas para pedir a proibição dos políticos com mandato cassado de se candidatar.

A SOS Mata Atlântica tem um histórico de plataformas ambientais desde 1989 e quer a contribuição direta dos cidadãos. Para isso, a Fundação chama os eleitores a aderirem à Plataforma pelo link https://www.sosma.org.br/projeto/plataforma-ambiental/plataforma-ambiental-para-o-brasil/inscreva-se-eleitor/. Além disso, convoca os internautas a cobrarem pelas redes sociais propostas socioambientais consistentes de seus candidatos a prefeito e vereador. A ideia é que eles contem, no Twitter, o que desejam que seu candidato faça pelo meio ambiente com a hashtag #PlataformaAmbiental. Ou que façam um vídeo de até 30 segundos respondendo a essa pergunta e disponibilizem no youtube. Depois, basta enviar o link para comunicacao.social@sosma.org.br que o vídeo será divulgado no Facebook da Fundação.

Até hoje já são mais de 240 inscrições online feitas tanto pelos cidadãos eleitores quanto pelos candidatos. A campanha de mobilização também tem repercutido no Twitter. Pessoas de vários municípios do Brasil enviaram frases em que pedem o posicionamento de seus candidatos frente à preservação do que resta de nossos recursos naturais e lembram que a questão ambiental está inserida no cotidiano da população. Confira abaixo alguns dos pedidos:

  • mmarciam: #PlataformaAmbiental Como eleitora e cidadã, gostaria que saneamento e usinas de reciclagem fossem prioridades ambientais dos polític
  • ConsCCiencia: #PlataformaAmbiental Melhorar a arborização pública e aumentar locais de permeabilidade solo na área urbana de Joinville – SC;
  • Ramon_bio: Coleta seletiva minuciosa, competente e efetiva em toda a cidade de SP. #PlataformaAmbiental.

É dever de todos os candidatos a cargos políticos se manifestarem sobre estes temas. Coleta seletiva de lixo, tratamento de esgoto, arborização de espaços públicos, proteção aos animais e melhoria de transporte público são apenas algumas questões citadas pelos internautas, que se não bem cuidadas comprometem a vida da população e a qualidade ambiental.

O objetivo da Plataforma é fornecer instrumentos ao cidadão nas Eleições Municipais de 2012 na busca do compromisso dos candidatos com do desenvolvimento sustentável. Além de ter como princípio básico a Constituição Federal Brasileira e a Lei da Mata Atlântica, a Plataforma Ambiental foi construída seguindo as determinações da Agenda 21 e dos demais tratados e protocolos internacionais.

O documento é composto por cinco agendas principais: saúde, educação, clima, saneamento básico e desenvolvimento sustentável e conta com a parceria da Frente Parlamentar Ambientalista e da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma).

Acesse a Plataforma Ambiental na íntegra pelo link:

https://www.sosma.org.br/projeto/plataforma-ambiental/plataforma-ambiental-para-o-brasil/

 

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS