ACESSE SUA CONTA

Esqueci minha senha

NÃO POSSUI CADASTRO

Fazendo seu cadastro, você:

marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Praias selvagens de Ilhabela estão ameaçadas. Assine a petição!

9 de agosto de 2013

Com informações da Associação de Engenheiros e Arquitetos de IlhabelaAs praias mais famosas e preservadas do litoral norte de São Paulo estão ameaçadas. Se o Estado aprovar a nova lei de zoneamento costeiro, que  foi apresentada pela prefeitura, a mata nativa e a população caiçara das praias de Bonete e Castelhanos, em Ilhabela, serão substituídas por pequenas indústrias, resorts e outros empreendimentos que apenas interessam a grupos restritos. As praias citadas são famosas por seus bem conservados remanescentes de Mata Atlântica e pelo patrimônio da cultura caiçara do litoral norte de São Paulo.

A nova lei foi produzida sem discussão com a sociedade civil e com as comunidades tradicionais da ilha, que reconhecem que Ilhabela é valorizada pelos esportes marinhos e de aventura, pela mata preservada, por suas mais de 200 cachoeiras e as belas praias. A transformação dessa paisagem em zona urbana e portuária trará danos irreversíveis para o meio ambiente e qualidade de vida de moradores e turistas.

Diante da ameaça iminente, a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Ilhabela (AEAI) criou um abaixo-assinado para que as autoridades desistam da medida, que vai causar especulação imobiliária, exclusão e impactos ambientais. O pedido é que as autoridades optem por um modelo de desenvolvimento sustentável, iniciando uma nova proposta, com participação da Sociedade Civil. A Fundação SOS Mata Atlântica apoia a iniciativa.

O abaixo-assinado será entregue a Luiz Roberto Numa de Oliveira, coordenador do Gerenciamento Costeiro do Estado, na segunda-feira, dia 12 de agosto, quando haverá uma audiência pública em Ilhabela.

 

 

 

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS