Notícias
Se mantenha informado sobre nossas ações
marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

PRÊMIO DE REPORTAGEM ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS

5 de março de 2008

8º PRÊMIO DE REPORTAGEM SOBRE A BIODIVERSIDADE DA MATA ATLÂNTICA ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 22 DE ABRIL NAS CATEGORIAS IMPRESSO E TELEVISÃO

A Aliança para a Conservação da Mata Atlântica (parceria entre as ONGs Conservação Internacional e Fundação SOS Mata Atlântica) está com inscrições abertas para a oitava edição do Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica. Com patrocínio exclusivo no Brasil da Colgate-Palmolive, por meio da linha de produtos Sorriso Herbal, o concurso recebe inscrições até o dia 22 de abril nas categorias Impresso e Televisão, sendo que as reportagens devem ter sido publicadas ou veiculadas no período de 1° de abril de 2007 a 31 de março de 2008.

Os interessados em participar podem se inscrever pelo site www.premioreportagem.org.br, por email ou pelo correio. As matérias impressas devem ser enviadas em formato Word, acompanhadas do original publicado. E as reportagens de TV devem ser gravadas em DVD. O vencedor do primeiro lugar em cada uma das categorias irá participar de um evento internacional sobre jornalismo e/ou meio ambiente. Os segundos e terceiros colocados em cada categoria receberão R$ 5.000 e R$ 2.500, respectivamente.

As reportagens devem tratar de regiões ou temas relacionados à biodiversidade da Mata Atlântica. O júri é formado por profissionais das áreas de comunicação e conservação ambiental, sem a participação de representantes das instituições organizadoras.

Em 2007, o Prêmio teve 92 inscrições na categoria Impresso e 46 na categoria Televisão. A jornalista Miriam Leitão (em parceria com Sérgio Abranches) ficou em primeiro lugar na Categoria Impresso com a matéria “O rei da Mata Atlântica”, publicada no Jornal O Globo (RJ), em agosto de 2006. E a reportagem vencedora na Categoria Televisão – “Expansão Urbana/Litoral” – foi produzida por Maria Zulmira de Souza e equipe da TV Cultura e veiculada em fevereiro de 2007 no programa ‘Repórter Eco’.

Na Categoria Impresso, o segundo lugar ficou com o jornalista Sérgio Adeodato, pela reportagem “Uma Chance para a Mata Atlântica”, publicada na revista Horizonte Geográfico. E a matéria “As sem-vertigem”, de Liana John, publicada na revista Terra da Gente, ganhou o terceiro lugar. Na Categoria TV, o segundo lugar ficou com Beatriz Castro e equipe da Rede Globo (PE) pela matéria “O retorno a Murici”, veiculada no programa ‘Nordeste, Viver e Preservar’. As reportagens “RPPN” – exibida pelo programa ‘Cidades & Soluções’ e produzida por André Trigueiro e equipe da Globo News (RJ) – e “Mudanças / Lei” – exibida pelo ‘Repórter Eco’ e produzida por Márcia Bongiovanni e equipe da TV Cultura – ficaram empatadas em terceiro lugar.

Iniciativa da Conservação Internacional realizada em 14 países, o Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade é promovido no Brasil desde 2001 pela Aliança para a Conservação da Mata Atlântica em parceria com o Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ), a Federação Internacional de Jornalismo Ambiental (IFEJ) e a Fundação Biodiversidade da Espanha.

Aliança para a Conservação da Mata Atlântica
Parceria entre a Fundação SOS Mata Atlântica e a Conservação Internacional, a Aliança para a Conservação da Mata Atlântica existe desde 1999 e tem como principais atividades o Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica, o Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF Mata Atlântica) e o Programa de Incentivo às Reservas Particulares do Patrimônio Natural da Mata Atlântica.

Mais informações sobre o Prêmio: www.premioreportagem.org.br

CONTATO PARA ENVIO DAS INSCRIÇÕES

Ana Ligia Scachetti
Gerente de Comunicação

Fundação SOS Mata Atlântica
Rua Manoel da Nóbrega, 456, Paraíso
04001-001 São Paulo – SP
Tel. (11) 3055-7881 / 7888
E-mail: comunicacao@sosma.org.br

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS