A Mata Atlântica abrange cerca de 15% do território nacional, em 17 estados. É o lar de 72% dos brasileiros e concentra 70% do PIB nacional. Dela dependem serviços essenciais como abastecimento de água, regulação do clima, agricultura, pesca, energia elétrica e turismo. Hoje, restam apenas 12,4% da floresta que existia originalmente. É preciso monitorar e recuperar a floresta, além de fortalecer a legislação que a protege.
Restauração da floresta
A Mata Atlântica já perdeu quase 90% de sua área original e agora precisa ser recuperada, para proteger espécies, serviços ambientais e evitar a falta d’água. As iniciativas de Restauração Florestal da Fundação estão entre as que mais contribuíram para reabilitar a floresta no país, com mais de 40 milhões de árvores plantadas.
Valorização de parques e reservas
As Unidades de Conservação (UCs), mais conhecidas como parques e reservas, são protegidas por lei para resguardar o patrimônio natural e sociocultural. A Fundação já contabiliza o apoio a mais de 500 UCs em áreas de floresta, de costa e de mar, com investimento de R$ 15 milhões.
Água limpa
35 milhões de brasileiros não têm acesso à água limpa, 46% do esgoto no Brasil é tratado e mais de 60% das doenças que levam a internações no SUS decorrem da água contaminada. Por meio de projetos, campanhas e outras iniciativas, a Fundação monitora a qualidade da água com a ajuda de voluntários e busca o fortalecimento das leis que protegem nossos rios.
Proteção do mar
Com o segundo maior litoral da América Latina, o Brasil necessita de melhor gerenciamento de seus ricos ambientes – como manguezais, ilhas, recifes e dunas. A Fundação atua para ampliar áreas marinhas protegidas e para a aprovação do Projeto de Lei do Mar (6.969/13), que prevê equilíbrio entre o uso e conservação do mar e da costa.
Com mais de 30 atrações programadas e 75 estandes temáticos, o público poderá conferir porque o “Nosso verde também depende do azul”
A partir do dia 18 de maio, o Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP), vai ficar azul com as atividades do Viva a Mata 2012. O maior evento brasileiro em prol da Mata Atlântica chega com novidades, destacando a importância da zona costeira e dos ecossistemas marinhos. Serão mais de 30 atrações programadas e diversas outras promovidas nos estandes. Durante três dias, o público poderá participar de palestras, debates, oficinas, exposições, observação de aves, apresentações teatrais e jogos.
A mostra é aberta ao público, gratuita, e acontecerá na Arena de Eventos do Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP), entre os dias 18 e 20 de maio, das 9h às 18h. O objetivo do Viva a Mata é promover a troca de informações entre os que lutam pela conservação desta floresta, além de celebrar o Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio). A cenografia do evento é assinada pelo designer Beto Von Poser e o patrocínio é do Bradesco e da Natura.
Programação
Auditório
18/05 – Sexta-feira
9h – Debate: Pagamentos Por Serviços Ambientais: legislação e iniciativas públicas
10h30 – Debate: Pagamentos Por Serviços Ambientais: iniciativas das ONGs
12h – Debate: Sustentabilidade das Reservas Particulares do Patrimônio Natural – RPPNs
13h30 – Palestra: Desafios da Restauração Florestal
15h – Lançamento das publicações:
Sociobiodiversidade da Ilha Grande de Santa Isabel-PI: um olhar da comunidade local visando a criação da Reserva Extrativista Cajuí
Empresas Aliadas da Natureza: as reservas particulares como estratégia ambiental corporativa
19/05 – Sábado
9h – Debate: Estratégias para Conservação Marinha
10h30 – Debate: Turismo em Parques
12h – Debate: Turismo Comunitário
13h30 – Debate: Economia azul e a conservação dos ecossistemas marinhos
15h – Roda de conversa: Planos Municipais da Mata Atlântica
20/05 – Domingo
8h – Observação de aves no parque e palestra
14h30 – Debate: Sociedade civil rumo à Rio +20
Palco
18/05 – Sexta-feira
9h – Abertura do Viva a Mata 2012
10h30 – Música: Grupo Embatucadores
12h – Debate: Criança, a alma do negócio
19/05 – Sábado
10h30 – Teatro: Maria da Mata
12h – Roda de Conversa: Mobilização – Desafios de transformar indignação em ação
13h – Teatro: Comadre Fulozinha
15h – Roda de Conversa: Surf, praia e sustentabilidade
20/05 – Domingo
10h – Mobilização
12h – Aula aberta de Yoga
13h30 – Aula aberta de dança
15h – Orquestra de Tambores Cabuçu
Sala Exposição Itinerante
18/05 – Sexta-feira
13h30 – Oficina: Observação de aves em RPPNs
15h – Roda de Conversa: Produção de mudas, desafios e oportunidades
19/05 – Sábado
10h30 – Roda de Conversa: Plantando Cidadania 10 anos
13h30 – Roda de Conversa: Encontro Livre – Surfando na RIO+20
15h – Roda de Conversa: 15 anos do Programa de Voluntariado da SOS Mata Atlântica
16h30 – Educação Ambiental Rumo à Rio +20
20/05 – Domingo
13h30 – Roda de Conversa: Produtos Sustentáveis
15h – Palestra: Gestão de Organizações do Terceiro Setor
Expositores
Organizações, associações e reservas particulares (RPPNs) de 14 Estados brasileiros já confirmaram presença no evento. Até o momento, são 75 os expositores que estarão distribuídos pelos 18 estandes do Viva a Mata, divididos em 13 temas – Costa Atlântica, Centro de Experimentos Florestais, Produtos Sustentáveis, Áreas Protegidas, Ações Regionais, Educação Ambiental, Fauna e Flora, Reciclagem, Lagamar, Água, Túnel dos Sentidos, Oficina de Plantio e Empresas pela Mata Atlântica. Entre os expositores confirmados estão organizações como o o Projeto Coral Vivo, o Instituto Mar Adentro e a ONG Ecosurfi.
Grupos interessados em agendar visitas monitoradas já podem se inscrever pelo e-mail info@sosma.org.br. Podem participar escolas, turmas de faculdades, grupos de igreja, empresas, escoteiros, associações, dentre outros grupos que queiram saber mais sobre a Mata Atlântica econhecer iniciativas em prol da sustentabilidade.
Serviço
Viva a Mata 2012 – mostra de iniciativas e projetos em prol da Mata Atlântica Realização: Fundação SOS Mata Atlântica. Onde: Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral – São Paulo/SP Quando: De 18 a 20 de maio, das 9h às 18h.
Todas as atividades são gratuitas.