ACESSE SUA CONTA

Esqueci minha senha

NÃO POSSUI CADASTRO

Fazendo seu cadastro, você:

marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Projeto Like Trip leva jangadas temáticas à Costa dos Corais

Jangadas representam causas que fundamentam projeto de conservação ambiental da Fundação Toyota, SOS Mata Atlântica e ICMBio na região

29 de janeiro de 2020

A partir deste mês, a Fundação Toyota do Brasil, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, inicia o projeto Like Trip, que tem como objetivo promover causas ambientais globais defendidas no Projeto Toyota APA Costa dos Corais por meio do turismo e valorização da cultura em Pernambuco e Alagoas.

No total, são sete jangadas temáticas, em locais públicos de municípios da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, região que recebe o Toyota APA Costa dos Corais, desde 2011, uma cooperação entre Fundação SOS Mata Atlântica e ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), com o patrocínio da Fundação Toyota do Brasil.

De acordo com Viviane Mansi, presidente da Fundação Toyota do Brasil, a iniciativa visa apoiar a gestão, a proteção e a sustentabilidade da área de proteção e, também, promover o turismo sustentável e de base comunitária. “Com o Like Trip, esperamos difundir ainda mais a importância da conservação e proteção da flora e fauna da região, como aqueles relacionados ao peixe-boi-marinho e à tartaruga-marinha. Além disso, a ação promove a interação responsável da comunidade local e de turistas com essas áreas naturais fundamentais para o Brasil, seja por meio da cultura, da educação, da pesca ou do próprio turismo”, explica Viviane.

Os marcos do projeto Like Trip – o que significa que turistas podem tirar fotos e interagir com as jangadas – estão instalados nas seguintes cidades, com os respectivos temas:

o   Tamandaré (PE) – branqueamento de corais;

o   São José da Coroa Grande (PE) – pesca;

o   Maragogi (AL) – turismo sustentável;

o   Porto de Pedras (AL) – conservação do peixe-boi-marinho;

o   Passo de Camaragibe (AL) – cultura e educação;

o   Barra de Santo Antônio (AL) – mangue;

o   Paripueira (AL) – conservação das tartarugas.

Para o desenvolvimento das jangadas, a Fundação Toyota do Brasil convidou o artista alagoano Rafael dos Santos. Viviane conta que a escolha do artista se deu por ele ser um profissional especializado em murais e porque a valorização da cultura local é um dos pilares do plano de manejo da APA Costa dos Corais. “O Rafael preserva uma memória de raízes culturais locais. É fundamental valorizarmos os regionalismos históricos e culturais”, finaliza a executiva.

Marcia Hirota, diretora executiva da Fundação SOS Mata Atlântica, também enxerga no projeto Like Trip uma grande oportunidade de engajar mais pessoas em prol das áreas protegidas brasileiras. “A região da APA Costa dos Corais está entre os principais destinos turísticos do país, mas pouca gente sabe que se trata de uma Unidade de Conservação. Uma ação como essa traz visibilidade para essa agenda e reforça a importância dessas áreas para a manutenção da biodiversidade e para qualidade de vida e geração de renda da comunidade que mora ali”.

As jangadas ficarão expostas durante todo o ano. Para saber a localização exata de cada ponto turístico, acesse o QR Code:

1 | SOS Mata Atlântica

Para mais informações da campanha, acesse a página da Fundação Toyota do Brasil no Facebook e os perfis @fundacaotoyotadobrasil e @sosmataatlantica no Instagram. Ao compartilhar sua experiência nas mídias sociais use a #LikeTrip.

Crédito: Projeto Toyota APA Costa dos Corais

COMPARTILHE