ACESSE SUA CONTA

Esqueci minha senha

NÃO POSSUI CADASTRO

Fazendo seu cadastro, você:

Projeto “A Mata Atlântica é Aqui” lança 7° ciclo com novidades

4 de maio de 2015

O Rio de Janeiro receberá entre os dias 9 e 17 de maio o lançamento do novo ciclo do projeto da Fundação SOS Mata Atlântica e do Ministério da Cultura A Mata Atlântica é Aqui. Além das atividades de educação ambiental, o novo formato do projeto tem ênfase em atrações culturais, com incentivo da Lei Rouanet e patrocínio da Repsol Sinopec Brasil e Volkswagen Caminhões e Ônibus. O objetivo da ação é estimular crianças e adultos a adotar atitudes sustentáveis e destacar a importância da natureza para a qualidade de vida, através de atrações como jogos educativos, artes cênicas e contação de histórias.  O lançamento ocorrerá no Jardim Botânico da capital fluminense durante o evento “Viva a Mata 2015“, com uma programação prolongada de nove dias.

Gratuito e aberto ao público, o projeto consiste em um caminhão adaptado para apresentações artísticas e atividades de educação ambiental, que percorre diversas cidades brasileiras ao longo do ano. Entre as novidades do 7º ciclo estão a contadora de histórias Kiara Terra e o teatro de bonecos Grumaluc, que se apresentarão nas cidades visitadas pelo caminhão de forma intercalada, além de atrações culturais locais que também integrarão a programação.

Nos seis ciclos anteriores, o projeto visitou 194 localidades brasileiras, percorreu mais de 78 mil quilômetros e já atendeu mais de 815 mil pessoas. Um total de 23 cidades serão visitadas pelo projeto no ciclo que se inicia. O roteiro completo e outras novidades do projeto podem ser conferidos no site da Fundação SOS Mata Atlântica: http://bit.ly/ciclo7.

No Rio, o caminhão, que conta com estrutura adequada para pessoas com necessidades especiais, será instalado no Jardim Botânico, próximo ao Museu do Meio Ambiente. A atração local na capital carioca será o Grupo Costurando Histórias. O projeto recebe grupos e escolas para visitas monitoradas. Interessados também podem se tornar voluntários da iniciativa. Para agendamento dos grupos ou informações sobre voluntariado, é necessário entrar em contato pelo e-mail projeto.itinerante@sosma.org.br.

Em paralelo, o projeto realiza a análise da qualidade da água em toda cidade visitada, em um rio, córrego ou lago local. O monitoramento é feito com metodologia desenvolvida pela SOS Mata Atlântica, através de um kit de coleta e avaliação que utiliza 14 parâmetros físico-químicos envolvendo itens como a transparência da água, lixo e odor. A qualidade da água pode ser classificada como péssima, ruim, regular, boa e ótima, e o resultado de cada localidade é divulgado no blog da SOS Mata Atlântica: www.sosma.org.br/blog/.

Além do patrocínio da Repsol Sinopec Brasil e Volkswagen Caminhões & Ônibus, o projeto conta com parceria local do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), do Museu do Meio Ambiente e do Serviço de Educação Ambiental do Instituto de Pesquisas JBRJ, Divers For Sharks, Instituto Boto Cinza (IBC), Projeto MUDAMATA, Reserva Biológica Araras/INEA, Instituto Mar Adentro, Associação de Fotógrafos de Natureza (AFNATURA), Concremat, Parque Nacional da Serra dos Órgãos/ ICMBio (PARNASO/ICMBio), Reserva Biológica União/ ICMBio, Ong Guardiões do Mar, Associação Água Marinha, Instituto Terra de Preservação Ambiental (ITPA), Instituto Baía de Guanabara, Save Brasil, Projeto Albatroz, Aquasis, YKS – Projetos Ambientais Sustentáveis e Inovadores, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Comissão Ilha Ativa, Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB), Associação Mico-Leão-Dourado, Movimento Cisterna Já, Superintendência de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (SEAM/RJ), Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro (SEA/RJ), Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (INEA).


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/vhosts/sosma.org.br/httpdocs/wp-content/themes/SOSPortal/loop-templates/content-single.php on line 98

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS