ACESSE SUA CONTA

Esqueci minha senha

NÃO POSSUI CADASTRO

Fazendo seu cadastro, você:

marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Proprietários de terra são premiados por contribuir na restauração de florestas

7 de abril de 2015

Um total de 14 proprietários de terra dos Estados do Paraná e São Paulo recebeu bonificação por obter bons resultados na restauração florestal da Mata Atlântica no interior de suas propriedades. A gratificação foi concedida pelo programa Clickarvore, da Fundação SOS Mata Atlântica, que promove a restauração florestal e a adequação ambiental de propriedades de terra e funciona por meio de editais para a doação de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, com a parceria de diversos setores. Além dos proprietários, a iniciativa conta com apoio de empresas, viveiros de mudas e internautas.

“A burocracia, a falta de recursos financeiros e dúvidas sobre a legislação ambiental são as principais dificuldades mencionadas por proprietários de terra quando o assunto é a recuperação de áreas degradadas” explica Aretha Medina, coordenadora do Clickarvore. “Por isso, além do fornecimento das mudas, o apoio técnico aos proprietários é fundamental para que eles persistam buscando o sucesso do plantio das árvores nativas da Mata Atlântica”, complementa.

Após a doação das mudas aos projetos aprovados em cada edital, o programa realiza vistorias nas propriedades que receberam as árvores, para verificar como está sendo conduzido o projeto de restauração florestal. Constatado o sucesso do plantio, após o período de três anos, os proprietários recebem a bonificação.

Luiz Passione
“A erosão já diminuiu e está aumentando a oferta de água na propriedade”, conta Luiz Passione sobre os benefícios da restauração da mata.

De acordo com Rafael Bitante, gerente de Restauração Florestal da SOS Mata Atlântica, “para o processo de restauração florestal ser bem sucedido é necessário atingir objetivos como uma fisionomia de floresta e uma dinâmica natural para a área. Sabemos que há dificuldades para recuperar esses fatores em uma área que já está degradada, por isso é importante essa bonificação em reconhecimento aos proprietários que se esforçam para alcançar esses resultados. É gratificante ver a Mata renascendo com vida e a satisfação do proprietário”.

Luiz Carlos Eduardo Passione, proprietário do Sítio Boa Esperança, em Tupi Paulista (SP), foi um dos premiados e conta que restaurar a Mata Atlântica trouxe benefícios importantes para seu sítio: “A erosão já diminuiu e está aumentando a oferta de água, mesmo sem chover muito, a mata restaurada já está ajudando bastante nisso, então foi ótimo para a propriedade e sem a ajuda do Clickarvore eu não teria conseguido fazer isso”. Outros proprietários também reportaram benefícios como ressurgimento de nascentes e reaparecimento de animais silvestres.

É a primeira vez que o Clickarvore realiza a bonificação, que ocorreu entre janeiro  e março e contemplou proprietários que apresentaram projetos para o edital de 2010, patrocinado pelo Bradesco Capitalização e Bradesco Cartões. A perspectiva é que beneficiados de outros editais sejam também bonificados nos próximos anos. “A ideia é que os proprietários direcionem o recurso para melhorias na sua propriedade, comprovando que é possível aliar a conservação e restauração florestal com a adequação ambiental das áreas rurais”, resume Aretha Medina.

Confira alguns dos proprietários beneficiados:

Edital aberto para conservar recursos hídricos

Para serem contemplados, os projetos submetidos aos editais do Clickarvore devem visar à restauração florestal; à conservação da biodiversidade; à proteção dos recursos hídricos; à conectividade de fragmentos florestais e à proximidade de Unidades de Conservação (UCs).

Atualmente, o programa está com mais um edital aberto, para a seleção de áreas com projetos de restauração florestal que colaborem para proteger os recursos hídricos do Sistema Cantareira. Serão investidos cerca de R$ 2 milhões para a doação de até 1 milhão de mudas de espécies da Mata Atlântica. O objetivo é recuperar até 400 hectares de mata, promovendo assim a conservação de cerca de 4 milhões de litros de água por ano na área de abrangência do Sistema Cantareira.

As propostas podem ser enviadas por pessoas físicas ou jurídicas, associações, OSCIPs, ONGs ambientalistas e por proprietários de terras, até 07/08/2015 (data de postagem no correio). Veja o edital com todos os requisitos e detalhes em http://bit.ly/Click-2014.

Proprietários reconhecidos

Confira a lista das propriedades reconhecidas pela bonificação do Clickarvore:

Total de Mudas Propriedade Município/UF

50.000

Fazenda Moema Orindiúva – SP

19.600

Fazenda São José Riolândia – SP

13.583

Sítio Bela Vista Tupi Paulista – SP

13.498

Sítio Boa Esperança Tupi Paulista – SP

11.669

Sítio Bereta Amparo – SP

8.000

Sítio São João Anhumas – SP

7.000

Gleba Ribeirão Morangueiro Maringá – PR

6.800

Fazenda Bela Vista Caconde – SP

6.120

Sítio Santa Maria Monte Castelo – SP

6.000

Fazenda São Luiz Regente Feijó – SP

5.440

Sítio Santa Adélia Adamantina – SP

5.100

Fazenda Cresciuma Iguaraçu – PR

3.774

Sítio São João Tupi Paulista – SP

2.550

Recanto Nossa Sra. de Fátima I Monte Castelo – SP

Apoie esta iniciativa e outros projetos da Fundação

Os projetos da SOS Mata Atlântica contam com o apoio de empresas e pessoas espalhadas por todo o país para serem realizados. Você também pode ajudar. Faça uma doação ou seja um filiado!

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS