ACESSE SUA CONTA

Esqueci minha senha

NÃO POSSUI CADASTRO

Fazendo seu cadastro, você:

marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Semana do Tietê

20 de setembro de 2011

Até 24 de setembro, a SOS Mata Atlântica participa das mobilizações, exposições, eventos e pedalada em comemoração ao Dia do Rio Tietê (22/9).

Para comemorar o Dia do Tietê (22/9), a Fundação SOS Mata Atlântica participa, até o dia 24 de setembro, de uma série de atividades para mobilizar a sociedade sobre a importância do maior rio de São Paulo e apresentar os esforços que vêm sendo feitos para despoluí-lo e reintegrá-lo ao cotidiano das cidades por onde passa ao longo dos seus 1.100 km.

Malu Ribeiro, coordenadora da Rede das Águas da SOS Mata Atlântica, explica que há muitos anos o Rio Tietê vem sendo marginalizado e isolado da população, sobretudo na região Metropolitana de São Paulo. “Com as ações programadas, queremos mostrar para a população que à medida que o Rio for recuperado abrimos uma série de oportunidades, como a melhoria da paisagem urbana, uma opção de transporte coletivo e também atividades de lazer junto a suas margens”.

As ações da “Semana do Rio Tietê” começam com o recolhimento de assinaturas para o abaixo-assinado contra o projeto de alteração do Código Florestal, seguido da assinatura do termo de compromisso “Tietê Vivo” com 34 prefeitos da Bacia do Alto do Tietê (20/9), intervenções urbanas na marginal do Tietê (22/9), Pedalada pelo Tietê, campeonato de futebol “Troféu Tietê Vivo” (24/9) e show “Tietê Vivo”.

“Outros destaques são as mobilizações e coletas de assinaturas em defesa das Áreas de Preservação Permanentes e contra o projeto de alteração do Código Florestal que está em votação no Senado”, observa Malu.

Confira as atividades da Semana do Rio Tietê:

19 a 21/9 (sexta a quarta-feira)
Mobilização em defesa das Áreas de Proteção Ambiental previstas no Código Florestal

Das 11h às 17h
Onde: Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2073.

Serão recolhidas assinaturas para o abaixo-assinado contra o projeto de alteração do Código Florestal que está em votação no Senado. A ação faz parte da mobilização nacional “Floresta Faz a Diferença” – www.florestafazadiferenca.com.br. E no dia 21 de setembro, Dia da Árvore, a Fundação distribui 3 mil mudas de pitanga às 11h para quem assinar o documento.

De 19 a 22/9 (segunda a quinta-feira)
Exposição de maquete da Bacia Hidrográfica do Alto e Médio Tietê e mobilização em defesa das Áreas de Proteção Ambiental previstas no Código Florestal

Das 11h às 17h
Onde: Shopping Panamby Jaraguá – Av. Maria Coelho Aguiar, 215. Jd São Luiz – Bloco D – Piso Shopping

A maquete da Bacia Hidrográfica do Alto e Médio Tietê apresenta evolução dos usos do solo e remanescentes de Mata Atlântica em 1600, 1920 e em 2007.

Na exposição, também serão recolhidas assinaturas para o abaixo-assinado contra o projeto de alteração do Código Florestal que está em votação no Senado. A ação faz parte da mobilização nacional “Floresta Faz a Diferença” – www.florestafazadiferenca.com.br.

Dia 20/9 (terça-feira)
Assinatura do Termo de Compromisso “Tietê Vivo”, com os 34 Prefeitos da Bacia do Alto Tietê

Às 11h
Onde: Auditório do Ibirapuera – Parque do Ibirapuera. Posse do Conselho RMSP.

Ás 14h
Onde: Salão dos Pratos do Palácio dos Bandeirantes – Av. Morumbi, 4500 – São Paulo.

Reunião Extraordinária do Conselho Estadual de Recursos Hídricos apreciará e deliberará Moção para o Senado Federal, na qual recomendará não submeter o PL 1876-C/99 (projeto de lei que altera o Código Florestal Brasileiro) à votação antes de promover a participação oficial dos Sistemas Integrados de Gerenciamento de Recursos Hídricos do país. A ação é elaborada pela Fundação SOS Mata Atlântica.

Dia 21 (quarta-feira)
II Seminário das Áreas de Proteção Ambiental do Rio Tietê

Das 10h às 17h30
Onde: Salão Nobre da Escola Plínio Rodrigues de Morais, Rua do Comércio, 373 – Tietê/ SP.

Organizado pela Fundação Florestal, o Seminário reunirá os representantes dos Conselhos Gestores das cinco Áreas de Proteção Ambiental inseridas na Bacia do Rio Tietê: Várzea do Rio Tietê, Tietê, Corumbataí, Ibitinga e Cabreúva.

Participação de representações de prefeituras, instituições de ensino e pesquisa, órgãos da área ambiental e organizações não governamentais. Malu Ribeiro, coordenadora do programa Rede das Águas da SOS Mata Atlântica, participa, às 13h30, da mesa sobre “O valor imaterial do Rio Tietê e as ações de mobilização social”.

Dia 22/9 (quinta-feira)
Dia do Rio Tietê

Das 11h às 17h.
Onde: Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2073.

Intervenções urbanas, mobilização e coleta de assinaturas em defesa das Áreas de Preservação Permanente.

A partir das 12h.
Onde: Barra Bonita (SP) – Marina da Barca.

Última análise da expedição do flutuador e comparação das análises realizadas. A ação conta com a participação da SOS Mata Atlântica, Sabesp e do governador Geraldo Alckmin.

Dia 24/9 (sábado)
Parque Ecológico do Tietê

Das 8h30 às 17h.
Onde: Rodovia Ayrton Senna – km 17.

Às 8h30 – Pedalada pelo Tietê
Passeio na ciclovia do Parque Ecológico do Tietê. Organização: Rádio Estadão ESPN, Sabesp e ONG Nossa Bike.

Às 9h30 – Campeonato “Troféu Tietê Vivo” (Torneio de Várzea)
Torneio com a participação de Masters (ex-craques), que acontece no campo de futebol do Parque Ecológico do Tietê. A previsão é de 2 tempos de 30 minutos.

Às 11h30 – Tietê Vivo – Compromisso de Todos
Lançamento e assinatura do “Termo de Compromisso – Tietê Vivo” com autoridades, artistas, organizações não governamentais e comunidades.

Durante o evento, acontecerá também a assinatura dos convênios para continuidade do Projeto Tietê- Etapa-IV e do monitoramento participativo da qualidade da água com a SOS Mata Atlântica/Sabesp/BID (3º e 4º etapas Projeto Tietê).

O evento é organizado pela Secretaria de Comunicação do Governo de São Paulo.

Às 12h30 – Show Tietê Vivo
A organização do show é da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo e Sabesp. Conta com a participação da SOS Mata Atlântica e das escolas de samba Nenê da Vila Matilde e Leandro de Itaquera.

Das 13h30 às 14h30 – Ecomobilização: Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias
Ações de conscientização, promovidas pela SOS Mata Atlântica, envolverão a comunidade em um mutirão para a limpeza em áreas do Parque do Tietê e região.

Às 14h – Oficinas Infantis
Oficinas de reciclagem de lixo e jogos interativos de conscientização organizados pela SOS Mata Atlântica.

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS