A Campanha “Veta tudo Dilma” lidera twitter na última sexta-feira (27) e continua a promover ações contra o projeto de lei que desfigura o Código Florestal brasileiro e coloca em risco as florestas e a sobrevivência das suas populações.
Mais de 200 organizações que integram o Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável e dos movimentos Floresta faz a Diferença e Mangue Faz a Diferença apoiam a campanha que cobra a presidente Dilma Rousseff promessa de veto feita durante a campanha eleitoral e pede uma legislação ambiental que preserve as florestas. Ao todo, são 24 Estados engajados na mobilização.
Atividades como caminhadas, pedaladas, oficinas, apitaços e flash mobs estão sendo organizadas em ambientes públicos. Na internet, nas redes sociais, as pessoas estão usando
a hashtag #vetatudodilma em canções, memes, blogs e tumblrs, entre outras ferramentas para expressar seu descontentamento. O objetivo é alertar a todos para a ameaça que o novo Código Florestal aprovado no último dia 25 na Câmara dos Deputados representa às florestas brasileiras e à sobrevivência dos povos que vivem nela.
O relatório do deputado Paulo Piau (PMDB-MG) anistia quem cometeu crimes, abre brechas para mais desmatamentos, põe em risco a biodiversidade e o controle do aquecimento global. O texto revisado pela Câmara dos Deputados fere também o interesse nacional. Confira aqui documento que aponta 13 razões para o Veto Total ao PL 1876/99 do Código Florestal.
Para Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica, “a tragédia anunciada às vésperas da Rio+20 rasga as convenções da biodiversidade, do clima e das áreas úmidas”. “A única solução possível agora é a presidente Dilma Rousseff cumprir sua promessa de vetar”, conclui.
A campanha “Veta, Dilma!” acontece desde o ano passado e tem repercutido também em vários países, como Alemanha, Colômbia, Canadá, Espanha, México, Portugal, Suíça, Estados Unidos e Inglaterra. Para os integrantes da campanha, a presidente Dilma Rousseff precisa ouvir a ciência, os juristas e a sociedade e vetar na totalidade o Código Florestal.
Deixe uma mensagem no facebook do Florestafazadiferença e no Twitter @florestafaz nesta sexta-feira dia 4, às 14h, com a hashtag #vetatudodilma. E participe da ação em seu Estado.
Causa: Manifestação Veta Tudo Dilma
Data: 05 de maio de 2012
Horário: Às 15:00h
Concentração: Praça Afonso Arinos, em frente ao prédio onde a Dilma morou em Belo Horizonte (Rua João Pinheiro, esquina com a avenida Álvares Cabral)
Causa: Carreata pelo Veta Tudo Dilma do Código Florestal
Data: 11 de maio de 2012
Horário: Concentração às 08:00h e passeata às 09:30h
Concentração: Parque das Mangabeiras para colagem dos cartazes Veta Dilma nos carro. Com percurso na av. Afonso Pena, Álvares Cabral, praça da Liberdade e da Savassi.
Causa: Manifestação com carro de som, faixas, cartazes, apitos e caras pintadas pelo Veta Tudo Dilma do Código Florestal
Data: 15 de maio de 2012
Horário: às 10:00h
Concentração: Em frente ao pirulito/obelisco no meio da praça sete
Horário: 15:00
Causa: Passeata para demonstrar a insatisfação da população quanto ai Novo Código Florestal aprovado pela Câmara
Data: 05 de maio
Horário: às 09:30h
Concentração: no Museu Nacional da República
Causa: Manifestação pelo Veta Tudo Dilma
Data: 06 de maio
Horário: às 16:00h
Concentração: na Volta da Jurema
Causa: Ato pelo Veta Tudo Dilma com colagem de cartazes, explicações sobre o Código Florestal e manifestação.
Data: 05 de maio
Horário: às 10:00h
Concentração: em frente ao Banco do Brasil no centro de Presidente Prudente
Causa: Novo Código Florestal, Usina Hidrelétrica de Belo Monte e Rio+20
Data: 12 de maio de 2012
Horário: Às 11:00h
Concentração: Posto 4/Praia de Copacabana – depois sairemos rumo ao Copacabana Palace
Causa: Manifestação contra o novo Código Florestal
Data: 05 de maio
Horário: às 8:00h
Concentração: Em frente à Igreja histórica de São Francisco
Causa: Ato público pelo veto presidencial total ao Código Florestal
Data: 05 de maio
Horário: às 14:00h
Concentração: no Museu de Arte de São Paulo (MASP)
Causa: Caminhada a favor do veto total do Código Florestal
Data: 05 de maio
Horário: às 12:30h
Concentração: Sala Cristiano (Rua Fidalga, 531), na Vila Madalena
Causa: Ato público pelo veto presidencial total ao Código Florestal
Data: 06 de maio
Horário: às 15:00h
Concentração: no Museu de Arte de São Paulo (MASP)
*Os eventos são organizados por pessoas que apoiam o #vetatudodilma em todo o País. As manifestações são espontâneas e não são de responsabilidade do Comitê.