Solenidade abre Viva a Mata com Mobilização como tema

18 de May de 2012

Na noite de ontem (17/05), a Fundação SOS Mata Atlântica promoveu a solenidade de abertura do Viva a Mata 2012, maior evento brasileiro em prol da Mata Atlântica. Durante o encontro, que aconteceu no Porão das Artes, no Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP), a Fundação lançou a publicação “25 anos de mobilização“, que mostra como a ONG atua. Este livro é o primeiro da série “SOS Mata Atlântica”, que vai abordar os principais temas da Fundação. Para celebrar este histórico de mobilizações, a ONG homenageou diversas personalidades que têm uma relação especial com a Mata Atlântica e participaram de importantes mobilizações ao longo dos 25 anos da Fundação. O primeiro homenageado da noite foi o publicitário Roberto Duailibi, da agência DPZ, que criou a campanha “Estão tirando o verde da nossa terra”, de 1987, que trazia a imagem da bandeira brasileira perdendo o verde ao som do hino nacional. Até então, foi a maior ação de comunicação voltada ao meio ambiente já feita no Brasil e, de tão marcante, se transformou no logotipo da Fundação. Em 1992, ano do Rio-92, época em que a SOS Mata Atlântica dava seus primeiros passos na mobilização de pessoas pelas causas ambientais, foi realizada uma campanha em prol do Rio Tietê, que reuniu mais de 1,2 milhão de assinaturas num abaixo-assinado para a despoluição do rio, entregue ao governo do Estado de São Paulo. Da campanha, nasceu o Núcleo União Pró-Tietê. A iniciativa contou com o apoio da Rádio Eldorado, representada no evento de ontem pelo jornalista João Lara Mesquita, o segundo homenageado da noite. Na época, Mesquita era o diretor da Rádio Eldorado e foi membro fundador do Núcleo Pró-Tietê. A homenagem contou também com a participação de Acácio Costa, diretor executivo das emissoras do Grupo Estado, Eldorado e Estadão ESPN. A jornalista Paulina Chamorro, editora e apresentadora na Rádio Estadão ESPN e Eldorado, também foi uma das homenageadas do evento pelo trabalho que realiza na área ambiental. Ela também apresenta e produz o Planeta Eldorado, o principal programa de Rádio na área ambiental do país, que sempre abre espaço para as causas em defesa da Mata Atlântica e do meio ambiente brasileiro. A entrega da homenagem a Paulina foi feita por Malu Ribeiro, coordenadora da Rede das Águas da SOS Mata Atlântica, que no palco foi surpreendida e informada que era ela a quarta homenageada da noite. A Rede Globo, uma importante parceira da ONG desde a primeira edição do Viva a Mata, também foi homenageada por divulgar os temas da Mata Atlântica e garantir que a mensagem chegue ao grande público. A organização foi representada por Viridiana Bertolini, gerente de desenvolvimento institucional da TV Globo. A solenidade de abertura do Viva a Mata teve como mestre de cerimônia André Trigueiro, um dos principais jornalistas especializados em sustentabilidade no Brasil, ele também um dos homenageados da noite.

SOS Mata Atlântica pelo Brasil

Na solenidade, foi inaugurada também a nova fase do projeto “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante”, que viaja pelo Brasil para conscientizar a população sobre a importância da Mata Atlântica para suas nossas vidas. O projeto, lançado em maio de 2009, já visitou 90 cidades e possibilitou a interação com mais de 400 mil pessoas. Agora, a exposição passa a ter dois caminhões adaptados que viajarão juntos por cidades do litoral do país.

Código Florestal

Na solenidade, o Código Florestal foi lembrado por todos os homenageados e palestrantes, que destacaram o retrocesso que a legislação ambiental tem sofrido e a importância da mobilização social para reverter este quadro. Para Mario Mantovani, diretor de políticas públicas da Fundação SOS Mata Atlântica, “apesar do descaso político com a aprovação do Código Florestal, a PEC 215 e a MP 548, o país vive um momento único, em que a população se mobiliza em prol da política socioambiental”. O público foi convocado para participar da manifestação #VetaTudoDilma, que acontecerá neste domingo (20), a partir das 10h, no Monumento às Bandeiras, em frente ao Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP). Confira as fotos da abertura do evento no site.

Sobre o Viva a Mata 2012

O Viva a Mata 2012 acontecerá até domingo (20/5), na Arena de Eventos do Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP), das 9h às 18h. O objetivo do evento é promover a troca de informações entre os que lutam pela conservação desta floresta, além de celebrar o Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio). O Viva a Mata tem patrocínio do Bradesco e da Natura, apoio da Rádio Estadão ESPN, Globo, TAM e Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. A rádio oficial do evento é a Eldorado.

Compartilhar nas redes: