ACESSE SUA CONTA

Esqueci minha senha

NÃO POSSUI CADASTRO

Fazendo seu cadastro, você:

marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Sorocaba lança Plano Municipal de Mata Atlântica

17 de fevereiro de 2014

Será lançado no dia 21 de fevereiro o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica da cidade de Sorocaba. O plano aprovado será o primeiro do Estado de São Paulo e está disponível para consulta neste link. “Queremos ser o primeiro município a implantar o Plano Municipal de Mata Atlântica”, informou a Secretária do Meio Ambiente de Sorocaba, Jussara Carvalho, adicionando que o levantamento do plano foi feito em parceria com universidades do município, por meio de pesquisas científicas. O documento traz um mapeamento com 2.537 fragmentos dos mais significativos do município, para que sejam alvo de iniciativas como criação de parques e reservas protegidas.

  • Plano de Mata Atlântica, para quê?

O Plano Municipal de Mata Atlântica reúne e normatiza os elementos necessários à proteção, recuperação e uso sustentável da Mata Atlântica, floresta que se estende ao longo do litoral brasileiro, e que possui hoje apenas 7,9% da sua cobertura original. A produção e implementação do PMMA deverá ser efetivada em cada município que apresenta remanescentes dessa floresta, conforme previsto em Lei (Lei nº 11.428/06, a Lei da Mata Atlântica).

Mario Mantovani explica que o plano traz benefícios para a gestão ambiental e o planejamento da cidade. “Quando o município faz o mapeamento das áreas verdes e indica como elas serão administradas, por exemplo, se vão virar um parque ou uma área de proteção ambiental, fica muito mais fácil conduzir processos como o de licenciamento de empreendimentos. Além disso, é uma legislação que coloca o município muito mais próximo do cidadão, porque também estamos falando em qualidade de vida”, destaca.

Profissionais que apoiem a produção e implementação de Planos Municipais de Conservação e Recuperação de Mata Atlântica em seus municípios, interessados no tema e o público em geral já podem acessar os planos já produzidos por municípios brasileiros. Os documentos estão listados no site www.pmma.etc.br, no link Planos Municipais de Mata Atlântica elaborados.

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS