ACESSE SUA CONTA

Esqueci minha senha

NÃO POSSUI CADASTRO

Fazendo seu cadastro, você:

marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

SOS Mata Atlântica celebra 29 anos

20 de setembro de 2015

Há 29 anos, cientistas, empresários, jornalistas e defensores da questão ambiental se aproximaram e lançaram as bases para a criação da primeira ONG destinada a defender os últimos remanescentes de Mata Atlântica no país, a Fundação SOS Mata Atlântica.

O ideal de conservação ambiental da entidade, criada em 1986, associa-se ao objetivo de profissionalizar pessoas e partir para a geração de conhecimento sobre o bioma. O nascimento da Fundação marcou um passo adiante no amadurecimento do movimento ambientalista no país.

Na sua trajetória, a SOS Mata Atlântica esteve presente em momentos e conquistas essenciais para o meio ambiente no Brasil, como a luta pela Lei da Mata Atlântica e o recolhimento de mais de 1 milhão de assinaturas para despoluição do Tietê (confira algumas das principais realizações na nossa Linha do Tempo).

A Fundação cresceu, ampliou sua atuação para as áreas de Florestas, Mar e Cidades, mas em sua essência permanece a mesma certeza: a humanidade só garantirá a qualidade de vida quando souber conviver em harmonia com o ambiente em que vive (Confira nosso Manifesto).

A história da Fundação SOS Mata Atlântica foi construída através da mobilização permanente e da aposta no conhecimento, na educação, na tecnologia, nas políticas públicas e na articulação em rede para consolidação do movimento socioambiental brasileiro. Veja alguns dos resultados dos 29 anos de atuação da Fundação:

·         Cerca de 250 mil filiados,

·         mais de 300 parceiros, incluindo 64 patrocinadores, apoiadores e /ou doadores,

·         2.335 voluntários (1.900 envolvidos na análise da água de rios e 435 voluntários cadastrados para mobilizações e educação ambiental),

·         mais de 500 RPPNs apoiadas,

·         apoio a quase 3 milhões de hectares em áreas marinhas e costeiras protegidas,

·         46 unidades de conservação brasileiras apoiadas,

·         3.429 municípios com os remanescentes florestais monitorados via satélite,

·         Mais de 2 milhões de pessoas atingidas por eventos de mobilização e educação ambiental,

·         750 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica produzidas por ano no Centro de Experimentos Florestais,

·         mais de 30 milhões de mudas doadas ou patrocinadas em programas de restauração florestal,

·         Mais de 20 mil hectares de Mata Atlântica restaurados (equivalente a área de Recife-PE ou duas vezes o município de Vitória-ES)

·         Contribuições históricas ao aprimoramento da legislação ambiental, como no capítulo de meio ambiente da Constituição Federal que tornou a Mata Atlântica Patrimônio Nacional, na Lei da Mata Atlântica e na Política Nacional de Resíduos Sólidos, Pagamento por Serviços Ambientais e outros projetos de lei.

Apoie os projetos da Fundação
Os projetos da SOS Mata Atlântica contam com o apoio de empresas e pessoas espalhadas por todo o país para serem realizados. Você também pode ajudar. Faça uma doação ou seja um filiado!

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS