ACESSE SUA CONTA

Esqueci minha senha

NÃO POSSUI CADASTRO

Fazendo seu cadastro, você:

marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

SOS Mata Atlântica debate agenda ambiental e social com candidatos de Alagoas

28 de agosto de 2012

A Fundação SOS Mata Atlântica continua o trabalho de divulgação da Plataforma Ambiental aos candidatos a prefeitos e vereadores municipais. Produzido em parceria com a Frente Parlamentar Ambientalista e a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), o documento já foi lançado em 10 capitais. Nesta terça-feira (28/08), a apresentação ocorreu em Maceió, onde contou com a presença do feputado federal Givaldo Carimbão, dos deputados estaduais Judson Cabral e Inácio Loiola, ambos representantes da Frente Parlamentar Ambientalista no Estado, do representante da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, Anivaldo de Miranda, da representante do Banco do Nordeste, Márcia Teixeira, e de representantes da sociedade civil, como Silvanise Marques dos Santos, do Instituto Biota, e Noaldo Gomes Araújo, do Movimento Minha Terra. O público lotou o auditório do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA).

Na oportunidade, os oito candidatos presentes falaram do seu comprometimento com as questões socioambientais do município e manifestaram adesão à ferramenta. A lista completa de candidatos que aderiram à Plataforma Ambiental pode ser conferida em: www.sosma.org.br/projeto/plataforma-ambiental/plataforma-ambiental-para-o-brasil/adesoes-de-candidatos-a-plataforma.

O objetivo da Plataforma é fornecer instrumentos ao cidadão nas Eleições Municipais de 2012 na busca do compromisso dos candidatos com do desenvolvimento sustentável. No site www.sosma.org.br você pode acessar a Plataforma Ambiental, enviar o compromisso ao seu candidato e conferir o que está sendo feito sobre este tema pela Fundação SOS Mata Atlântica.

A SOS Mata Atlântica possui um histórico de trabalho com plataformas ambientais, iniciado em 1989. “Esta é a terceira eleição municipal que participamos, no entanto, é a primeira vez que trabalhamos com uma campanha nas redes sociais de incentivo aos eleitores”, explicou Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica. A ação visa mobilizar os internautas a cobrarem propostas socioambientais consistentes de seus candidatos a prefeito e vereador. A ideia é que eles contem, no Twitter, o que desejam que seu candidato faça pelo mio ambiente com a hashtag #PlataformaAmbiental. Ou que façam um vídeo de até 30 segundos respondendo a essa pergunta e disponibilizem no youtube. Depois, basta enviar o link para comunicacao.social@sosma.org.br que o vídeo será divulgado no Facebook da Fundação.

 

Conteúdo

Além de ter como princípio básico a Constituição Federal Brasileira e a Lei da Mata Atlântica, a Plataforma Ambiental foi construída seguindo as determinações da Agenda 21 e dos demais tratados e protocolos internacionais. Com isso, o documento é composto por cinco agendas principais: saúde, educação, clima, saneamento básico e desenvolvimento sustentável.

Para Anivaldo de Miranda, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, “é fundamental ter a apresentação da Plataforma, pois convida os candidatos a olhar para vários temas ainda pouco desenvolvidos no município, sobretudo no que diz respeito a resíduos sólidos, planejamento urbano e uso e ocupação do solo”.

Beloyanis Monteiro, coordenador de Mobilização e Voluntariado da SOS Mata Atlântica, contou que a Plataforma é resultado da colaboração dos voluntários da Fundação, que se reuniram diversas vezes para discutir as principais questões sociais e ambientais da atualidade. Porém, para ele o maior legado é “o engajamento da sociedade ao cobrar de seus candidatos o atendimento às necessidades que garantam um meio ambiente preservado, melhor qualidade de vida e justiça social”.

No próximo mês, a Plataforma será lançada em Blumenau, Nova Iguaçu, Maringá, entre outras cidades brasileiras.

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS