Aprendendo com a Mata Atlântica

Atividades

As atividades de educação ambiental desenvolvidas visam o contato sensível com a natureza, por meio da metodologia do Aprendizado Sequencial, formado por um conjunto de dinâmicas, atividades e jogos. Trata-se de uma abordagem fundamentada na visão de que a experiência humana é um caminho de permanente evolução e de que os sentimentos, pensamentos e ações quando emergem do contato com o mundo natural , constituem passos importantes no desenvolvimento individual e social.

 

  • VIVEIRO DE MUDAS NATIVAS

Centro_5anos

Com o objetivo de apresentar e sensibilizar os participantes sobre a importância da árvore para nossa qualidade de vida, durante a visita, os alunos são convidados a descobrir o cheiro, a textura e curiosidades das nossas árvores regionais da Mata Atlântica. Temos no viveiro cerca de 150 espécies diferentes de mudas nativas.

 

 

 

  • MAQUETE DINÂMICA MATA CILIARMaquete do projeto itinerante de educação ambiental da Fundação SOS Mata Atlântica

Através da maquete dinâmica, é possível entender a importância da mata ciliar (localizada nas margens dos rios) para a proteção e conservação dos recursos hídricos, e, também, destaca de que forma contribui para a manutenção da biodiversidade e da vida humana.

 

  • TRILHA INTERPRETATIVA

trilha interpretativa

No ano de 2013 foi inaugurada a trilha interpretativa, com 600 metros de extensão com caminhada leve, para que sejam desenvolvidas atividades de vivências na natureza. O fragmento de mata no início é um dos remanescentes que já existiam na fazenda quando foi iniciado o trabalho de restauração florestal, com identificação de algumas espécies de árvores nativas da Mata Atlântica, o microclima e curiosidades da avifauna. A trilha finaliza em um área menos densa, onde as espécies estão em processo de restauração florestal e falamos da sua importância.

 

  • CENTRO DE INTERPRETAÇÃO

O Centro de Interpretação foi criado com o objetivo de realizar atividades lúdicas e interativas, levantando questões sobre o tema socioambiental. O layout de atividades foi totalmente reformulado, com enfoque para o tema ambiente urbano (qualidade de vida, sustentabilidade, consumo, resíduos sólidos, parques urbanos, entre outros). Também nesse espaço, os alunos tem a oportunidade de aprender informações sobre a flora e fauna da Mata Atlântica, sua localização, área de abrangência do bioma no Brasil e importância para nossa qualidade de vida.

  • JARDIM SENSORIAL

jardim sensorial

A mais nova infraestrutura, inaugurada no mês de agosto de 2013, tem como proposta estimular o equilíbrio, a percepção, o desenvolvimento físico e mental dos visitantes.

Com grande influência oriental, o Jardim Sensorial possibilita a percepção mais aguçada dos sentidos:jardim sensorial

Tato, através das texturas das plantas;

Audição, com os repuxos d´água;

A visão, através das cores;

Olfato, com os aromas das espécies.

Com os olhos vendados e, preferencialmente, descalços, os visitantes terão a possibilidade de experimentar novas sensações.

 

 


Compartilhe