Rede das Águas

Como participar


Observando os Rios

A Fundação SOS Mata Atlântica e a Ypê estão convidando cidadãos e organizações para monitorar a qualidade da água de rios em diversos estados da Mata Atlântica.

Para isso, educadores e especialistas da Fundação estarão nos Estados para apresentar o projeto Observando os Rios e convidar interessados em integrar grupos de monitoramento voluntários que, mensalmente, farão a coleta e a análise da qualidade da água de rios das suas cidades.

Confira as datas e estados abaixo. Caso tenha interesse em saber mais e participar, entre em contato pelo link:  https://www.sosma.org.br/contato.

2017

Estado – Cidade
Apresentação Capacitação
RN-Natal 9 A 11 fev 4 a 8 mar
RS-Porto Alegre 16 a 18 fev 18 a 22 mar
GO 6 a 8 de abril 29 abr a 03 mai
PI-Teresina 6 a 8 abril 6 a 11 maio
SE-Aracaju 6 a 8 abril 6 a 11 maio
MS-Bonito 8 a 10 jun 24 a 28 jun

 

Na reunião de apresentação serão explicadas como funciona o projeto e sua metodologia, além de outros dados.

  • A coleta e análise da água em rios, córregos e lagos é feita por voluntários, reunidos em grupos de monitoramento, que são capacitados pela SOS Mata Atlântica.
  • Os grupos analisam a água com um kit desenvolvido especialmente para o projeto e os resultados são reunidos em um banco de dados, disponibilizado na internet.
  • A iniciativa é aberta à população em geral, que pode participar de grupos já existentes ou ajudar a criar novos grupos para monitorar rios próximos a escolas, igrejas e outros locais com potencial.monitoramento kit

O Observando os Rios é um projeto da Fundação SOS Mata Atlântica que envolve a comunidade no cuidado com a água. O projeto conta com o patrocínio e parceria da Ypê.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.

 

Se Liga no Tietê

Para fomentar as ações voltadas à despoluição de rios e recuperação ambiental de bacias hidrográficas, como o Projeto Tietê, a Rede das Águas criou a campanha “Se Liga No Tietê”. As ações já executadas podem ser vistas em exposições itinerantes do próprio programa, em atividades e eventos da Fundação SOS Mata Atlântica e nas redes sociais, como no Facebook, onde os cidadãos pedem o tombamento do Rio Tietê por seu valor imaterial, ambiental e cultural.

Os cidadãos também podem participar apoiando as políticas públicas relacionadas aos recursos hídricos, mobilizando, coletando assinaturas e acompanhando as notícias no site da Fundação.

 


Compartilhe