Viva a Mata

Assista ao Seminário

Palestra – Atlas da Mata Atlântica do Rio de Janeiro
Apresentação: Marcia Hirota, diretora-executiva da Fundação SOS Mata Atlântica e Flavio Ponzoni, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE.

Painel Mar - Poluição do mar e saúde – o caso da Baía de Guanabara
Painelistas: Gelson Serva (Programa de Saneamento dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara), Dora Hees de Negreiros (Instituto Baía de Guanabara). Moderador: Fabio Motta, professor da Universidade Federal de São Paulo.

Painel Cidades - Áreas verdes urbanas e qualidade de vida
Painelistas: Carlos Alberto Vieira Muniz (secretário Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro), Sérgio Besserman Vianna (professor do Departamento de Economia da PUC-Rio e presidente da Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura). Moderadora: Erika Guimarães, coordenadora de Áreas Protegidas da Fundação SOS Mata Atlântica.

Painel Água - A qualidade das nossas águas – um desafio para a sociedade
Malu Ribeiro (coordenadora da Rede das Águas da Fundação SOS Mata Atlântica),  Victor Zveibil, (consultor, arquiteto e urbanista, foi Superintendente de Políticas de Saneamento da Secretaria de Estado do Ambiente – SEA/RJ). Moderador: Cesar Pegoraro, educador ambiental da Fundação SOS Mata Atlântica.

Painel Clima - Água e clima: lições da crise da água para a COP 21, em Paris
Painelistas: Sarney Filho (coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista no Congresso Nacional), Carlos Rittl  (secretário-executivo do Observatório do Clima), Suzana Kanh Ribeiro (vice-presidente do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas – IPCC) e Alfredo Sirkis, que em 2014 assumiu a presidência da Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional (CMMC) e a vice presidência da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara. Moderador: Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica.


Compartilhe