Centro de Experimentos Florestais

Centro de Experimentos Florestais
09/06/2012


O Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Brasil Kirin nasceu em 2007, numa antiga fazenda de café cedida pela Brasil Kirin, na região de Itu, para se tornar uma referência na área da restauração florestal.

As atividades do Centro mostram que conservar os recursos naturais e restaurar os ecossistemas da Mata Atlântica é algo possível, e contam com a participação de um amplo corpo de funcionários, como engenheiros florestais, biólogos, educadores e viveiristas. Lá funciona um viveiro com capacidade de produzir 750 mil mudas por ano, que são implantadas em projetos na região e dentro da própria fazenda.

O Centro é referência em trabalhos de restauração e conservação dos recursos florestais, atuando nas seguintes linhas: 1. Restauração Florestal e Conservação de recursos naturais; 2. Pesquisa e Experimentação; 3. Capacitação e Formação; 4. Educação Ambiental e Mobilização.

Ao todo, o Centro já produziu mudas de 226 espécies florestais nativas ao longo de 6 anos.

 

mudas

Lá funciona a coordenação dos dois programas de restauração florestal da Fundação, Clickarvore e Florestas do Futuro, que juntos já somam mais de 30 milhões de mudas doadas ou patrocinadas para a restauração da Mata Atlântica.

Já o trabalho de sensibilização e educação ambiental envolve o público em geral nas questões ambientais por meio de atividades de visitação e do projeto “Aprendendo com a Mata Atlântica”, que conta com o apoio da Bradesco Capitalização e Microtur.

Diferentes conhecimentos e metodologias na área da restauração e conservação também são testados no Centro, incluindo a capacitação em produção de mudas, coleta e beneficiamento de sementes, e implantação de projetos de restauração florestal.


Compartilhe