Notícias

Newsletter

Acompanhe as novidades e fique sempre informado sobre nossos eventos

Fundação SOS Mata Atlântica realiza evento para incentivar a visitação em parques nos extremos de São Paulo
17/05/2019


Às vésperas do Dia da Mata Atlântica, público terá programação especial de atividades em parques das zonas sul e leste da capital paulista

A Fundação SOS Mata Atlântica realiza no domingo (26), das 9h às 12h, o evento “Descubra a Mata Atlântica de São Paulo“, que integra a programação do Viva a Mata 2019. Dois parques naturais municipais de São Paulo, o Itaim, na zona sul, e o Fazendo do Carmo, na zona leste, receberão uma programação especial de atividades em celebração ao Dia da Mata Atlântica (27/05). O objetivo da ação é mostrar como São Paulo abriga Mata Atlântica e ainda conserva belas paisagens naturais nestes parques. Entre as atividades que serão realizadas nos parques estão trilhas, oficinas, contação de histórias, entre outras ações. Clique aqui e se inscreva.

“Queremos destacar aos moradores da capital paulista que a cidade resguarda lugares lindos de Mata Atlântica, mas alguns deles ainda são desconhecidos por parte da população“, afirma Erika Guimarães, bióloga e especialista em Parques e Reservas da Fundação SOS Mata Atlântica.

No Parque Natural Municipal Fazendo do Carmo, o público contará com atividades, como uma trilha de aproximadamente 2 km, que tem como objetivo promover a educação ambiental entre os participantes. Para aqueles que desejam fazer menos esforço físico, em uma outra trilha de 600 metros o público pode ter a sorte de deparar com um bicho-preguiça. Enquanto isso, no auditório do parque haverá uma mostra histórica sobre as áreas protegidas da zona leste e visita ao acervo do museu de meio ambiente do Parque do Carmo. Atividades de educação ambiental, como pintura de desenhos, jogos e contação de história, também fazem parte da ação.

Já no Parque Natural Municipal do Itaim haverá uma trilha interpretativa que irá oferecer uma oportunidade de aprendizagem das curiosidades sobre a Mata Atlântica. Quem gosta de artesanato poderá participar de uma oficina de Pirografia, técnica de decorar madeira e outros materiais com objetos quentes. Com esta ação as pessoas poderão ajudar a aprimorar a sinalização do parque. Além disso, haverá uma contação de história realizada pela companhia de Teatro Rococós. Em “A Semente do imperador”, o público poderá conhecer a adaptação do célebre conto folclórico oriental “A Semente da Verdade”. Com muito bom-humor e uma trilha musical especialmente composta, a história – montada de modo a divertir crianças e adultos – enfoca a importância fundamental do cultivo da verdade.

Os eventos serão finalizados com um piquenique colaborativo entre os participantes.

O Viva a Mata 2019 conta com o apoio de Bradesco Cartões, Colégio Dante Alighieri, Globo, Latam, Unibes Cultural e das secretarias Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente e Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de São Paulo


Compartilhe

Comentários

  • beloyanis

    Vamos conhecer e participar da ação voluntária no Parques Municipais.