Mata Atlântica

A Mata Atlântica, uma das florestas mais ricas em diversidade de vida no
planeta, é a razão de existir uma Fundação. Ela é nossa causa maior.

A Mata Atlântica é a floresta mais devastada do Brasil.

A Mata Atlântica abrange cerca de 15% do território nacional, em 17 estados. É o lar de 72% dos brasileiros e concentra 80% do PIB nacional. Dela dependem serviços essenciais como abastecimento de água, regulação do clima, agricultura, pesca, energia elétrica e turismo. Hoje, restam apenas 24% da floresta que existia originalmente, sendo que apenas 12,4% são florestas maduras e bem preservadas. É preciso monitorar e recuperar a floresta, além de fortalecer a legislação que a protege.

Por isso, a Fundação desenvolve projetos e iniciativas para monitorar e coibir o desmatamento, e fortalecer a legislação que protege a Mata Atlântica. O conhecimento produzido pela organização contribui para a gestão ambiental e o aprimoramento da legislação e as políticas públicas voltadas para a conservação e a recuperação do bioma, à proteção da água, da biodiversidade e dos ambientes marinhos associados.

Todas as demais causas da Fundação se originam dessa causa maior.
Cobertura original x remanescentes atuais da Mata Atlântica

Iniciativas que representam

Aprendendo com a Mata Atlântica

Centro de Experimentos Florestais

Florestas do Futuro

Acesse informações e dados sobre a Mata Atlântica

Leis e políticas públicas prioritárias para esta causa

Os diversos esforços e políticas para conservação da Mata Atlântica culminaram em uma legislação para sua defesa, a única a proteger um bioma brasileiro: a Lei da Mata Atlântica (11.428/2006).