ACESSE SUA CONTA

Esqueci minha senha

NÃO POSSUI CADASTRO

Fazendo seu cadastro, você:

MATA ATLÂNTICA

Restam apenas 12,4% da floresta que existia originalmente.

A Mata Atlântica abrange cerca de 15% do território nacional, em 17 estados. É o lar de 72% dos brasileiros e concentra 70% do PIB nacional. Dela dependem serviços essenciais como abastecimento de água, regulação do clima, agricultura, pesca, energia elétrica e turismo. Hoje, restam apenas 12,4% da floresta que existia originalmente. É preciso monitorar e recuperar a floresta, além de fortalecer a legislação que a protege.

Por isso, a Fundação desenvolve projetos e iniciativas para monitorar e coibir o desmatamento, e fortalecer a legislação que protege a Mata Atlântica. O conhecimento produzido pela organização contribui para a gestão ambiental e o aprimoramento da legislação e as políticas públicas voltadas para a conservação e a recuperação do bioma, à proteção da água, da biodiversidade e dos ambientes marinhos associados.

Todas as demais causas da Fundação se originam dessa causa maior.

Apoio a áreas protegidas marinhas

6 de agosto de 2019

A SOS Mata Atlântica trabalha para ampliar as áreas marinhas protegidas do Brasil. Além disso, apoia a gestão e manutenção de importantes Unidades de Conservação na costa brasileira. Para isso, conta com o engajamento do setor privado e da sociedade e realiza parcerias com órgãos ambientais do governo.

Atlas da Mata Atlântica

6 de agosto de 2019

A Mata Atlântica é mais que uma causa, é a razão de existir da Fundação SOS Mata Atlântica. Esse bioma sempre sofreu pressão por conta do povoamento e desenvolvimento baseado na exploração dos recursos naturais no Brasil, mas foi somente após 1990 que se conheceu a gravidade da situação dessa floresta.

Aprendendo com a Mata Atlântica

27 de agosto de 2019

É preciso reverter o cenário de desmatamento da Mata Atlântica e recompor a floresta. A educação ambiental é uma poderosa aliada neste desafio, pois constrói conhecimento e prepara as gerações atuais e futuras para cuidar do meio ambiente e cobrar políticas.

Leis e políticas públicas prioritárias para esta causa

Os diversos esforços e políticas para conservação da Mata Atlântica culminaram em uma legislação para sua defesa, a única a proteger um bioma brasileiro: a Lei da Mata Atlântica (11.428/2006).

EVENTOS

VER TODAS

Contribua para essa causa

Veja algumas formas de contribuir para as causas da Fundação.

Acesse informações e dados sobre a Mata Atlântica.