Notícias

Newsletter

Acompanhe as novidades e fique sempre informado sobre nossos eventos

SOS Mata Atlântica assina parceria para apoiar Parque Nacional da Tijuca
22/03/2013


A Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) assinaram nesta sexta-feira (22/03) uma parceria em prol do Parque Nacional da Tijuca. Estavam presentes a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o secretário estadual do Meio Ambiente do Rio, Carlos Minc.

A ministra Izabella Teixeira elogiou a iniciativa e disse estar muito feliz de presenciar a oficialização da cooperação entre a SOS Mata Atlântica e o ICMBio. “Se Tijuca tiver sua solução a gente consegue desatar um conjunto de nós em relação à gestão de Unidade de Conservação. Pessoas virão ao Brasil (para os eventos próximos, como Jogos Olímpicos) e querem acessar as áreas protegidas”, afirmou ela.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse que a gestão compartilhada é um avanço para a Tijuca. “Só se viabiliza se houver o esforço de todos. Contem conosco, somos parceiros”, disse.

A SOS Mata Atlântica deverá dar suporte técnico e operacional à proteção e gestão socioambiental do parque. A parceria incluirá o desenvolvimento de estudos para planejamento de um fundo financeiro e a avaliação do potencial de captação de recursos por meio de adoção de áreas, patrocínio e outras fontes que contribuam para a conservação e o manejo do Parque Nacional da Tijuca, com o objetivo de criar ferramentas e estratégias para a sustentabilidade financeira da Unidade de Conservação (UC).

“A ideia neste momento é buscar recursos, estabelecer um orçamento, definir as prioridades e fazer a passagem do dinheiro. Isso não bancará salários, mas ajudará em melhorias e com projetos para alavancar mais qualidade ao turismo do parque”, afirma Roberto Klabin, presidente da Fundação SOS Mata Atlântica.

Izabella Teixeira

Durante o evento, o prefeito Eduardo Paes se comprometeu a apoiar diversas atividades e melhorias no Parque, como a nova sinalização em três línguas e o transporte.

Na próxima semana, a Fundação e o ICMBio lançarão o edital para a contratação do estudo para a criação de um fundo financeiro, que terá o apoio do Bradesco Cartões.


Compartilhe

Comentários