Blog

Campanha RIO ITAÚNAS SEMPRE VIVO
01/09/2017


Na ordem natural da vida, o rio Itaúnas de águas pretas e transparentes desce em direção ao mar. As crianças brincam, os turistas se refrescam, e os peixes fazem a alegria dos pescadores. Porém, há algum tempo que o povo da vila percebe algo diferente, o rio perdeu sua força e corre para cima, trazendo o mar rio adentro. Os peixes de água doce estão morrendo, e o rio já não convida a nadar. Ao longo do seu curso e em todos os afluentes, quilombolas, pescadores e agricultores sofrem com a escassez de água. Vivemos a maior seca da história e o auge da degradação ambiental, onde barragens se multiplicam e grandes monoculturas se agigantam, contribuindo para esse cenário devastador. Todos percebem a mudança na qualidade e quantidade de água disponível no rio. A preocupação com o presente e o futuro é conversa frequente entre todos por aqui, e juntos entendemos que se não agirmos já, possivelmente não haverá mais chance de vida saudável para nosso amado rio Itaúnas.

Diante disso, a SAPI – Sociedade Amigos por Itaúnas lançou a campanha de financiamento coletivo Rio Itaúnas Sempre Vivo pelo Catarse com apoio da Escola de Ativismo para sensibilização e mobilização em favor do Rio Itaúnas. Vamos juntar pessoas interessadas em torno de projetos interessantes, pois acreditamos que juntos podemos provocar mudanças e transformação ambiental e social, criando novas maneiras de realizar ações para o bem comum, desafiando modelos tradicionais, driblando barreiras e provando que fazer junto é mais produtivo, prazeroso e poderoso.

No dia 15 de julho a campanha foi ao ar e você é convidado a somar neste movimento.

Participam conosco nesta campanha pessoas da vila e arredores, artistas famosos, organizações ativistas e socioambientalistas, gente das artes e do meio ambiente, do turismo, do Brasil e do mundo. São os “Embaixadores do Rio”.

Metas da campanha de Sensibilização e mobilização em favor do Rio Itaúnas:

  • Documentário sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Itaúnas.
  • Exposição fotográfica itinerante que percorrerá as 8 cidades da bacia hidrográfica do rio Itaúnas – resgate de imagens e histórias do rio Itaúnas no século 20 e 21.
  • Formação de um coletivo juvenil ativista/protagonista pela conservação e defesa do rio.

www.catarse.me/rioitaunas
Facebook: https://www.facebook.com/sapitaunas
Instagram: SAPI Soc. Amigos por Itaúnas
#RioItaunasSempreVivo


Tags

Compartilhe

Comentários