Blog

Parque Mata da Chuva, em Bonito (PE), ganha plano de manejo
28/03/2017


O Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (CEPAN) e a Prefeitura do Bonito realizaram, no dia 24 de março, a cerimônia de lançamento do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Mata da Chuva, em Bonito (PE). O evento aconteceu na Câmara de Vereadores de cidade.

Realizado pelo CEPAN, o projeto é um dos 24 apoiados pela Fundação SOS Mata Atlântica por meio do edital para o apoio à criação e implementação de Unidades de Conservação (UCs) Municipais, e conta com recursos do Bradesco Cartões e Bradesco Seguros.

O evento contou com a participação do Prefeito do Bonito, Gustavo Adolfo, da consultora da Fundação SOS Mata Atlântica, Mônica Fonseca, e do Geógrafo Joaquim Freitas, do CEPAN, responsável pelo estudo e mapeamento da área, bem como pelo Plano de Manejo. Todos foram recepcionados pelo Secretário de Meio Ambiente, José Pinheiro de Andrade.

O lançamento foi abordado em matéria da FolhaPe, que indicou que apenas 12% das UCs de Pernambuco contam com Plano de Manejo (veja a matéria). “O município de Bonito, por exemplo, tem 3 unidades de conservação, mas esta é a primeira a receber o plano de manejo”, explica Mônica Fonseca. “O plano de manejo do Parque Natural Municipal Mucuri-Hymalaia e o Plano Municipal de Mata Atlântica da cidade estão em fase final de elaboração. Todos esses instrumentos de planejamento ajudarão a ordenar a vocação ecoturística do município e o uso público das unidades de conservação.”


Tags

Compartilhe

Comentários