Blog

Fundação disponibiliza filme “Cumpra-se” para cine-debates
30/08/2016


O município gaúcho de Caxias do Sul se destaca no cumprimento do novo Código Florestal por ter implementado um programa de Cadastro Ambiental Rural (CAR) que se tornou referência nacional neste setor.

Tal iniciativa está registrada no curta-metragem “Cumpra-se: 4 Anos do Novo Código Florestal e o Cadastro Ambiental Rural”, realizado pela SOS Mata Atlântica e com direção de André D’Elia.

O filme tem como objetivo principal ser utilizado para fomentar debates, mobilizações e avaliações da sociedade sobre a implementação parcial de dispositivos do Código Florestal.

Interessados em promover cine-debates sobre o tema devem entrar em contato pelo e-mail contato@sosma.org.br.

Lei na prática

Caxias do Sul se destaca no cumprimento do novo Código Florestal por ter posto o cadastramento e a preservação dos remanescentes florestais efetivamente em prática. Com a adesão da maior parte dos produtores rurais da cidade, responsáveis por 70% da produção de hortifrútis do Rio Grande do Sul, o programa conseguiu rapidamente superar 3 mil inscrições e deve alcançar a totalidade de propriedades em pouco tempo.

Mario Mantovani, diretor de Política Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica, explica no vídeo que o processo para implantar o cadastramento na região não foi fácil. A cidade, que é reconhecida pela rica plantação de uva e maçã e pela agroindústria familiar, recebia informações distorcidas sobre a iniciativa. “Diziam que iríamos impedir a atividade e a produção das frutas. O que mostramos a eles foi justamente o oposto, ou seja, que o meio ambiente não impede nada, ele é a favor da proteção e do desenvolvimento”.

Apoie esta iniciativa e outros projetos da Fundação !

Os projetos da SOS Mata Atlântica contam com o apoio de empresas e pessoas espalhadas por todo o país para serem realizados. Você também pode ajudar. Faça uma doação ou seja um filiado!


Tags

Compartilhe

Comentários