ACESSE SUA CONTA

Esqueci minha senha

NÃO POSSUI CADASTRO

Fazendo seu cadastro, você:

marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

12/02 foi dia de Darwin: naturalista britânico se encantou com Abrolhos

12 de fevereiro de 2014

Darwin passou pelo Brasil em meados de 1832 a bordo do veleiro HMS Beagle. Essa aventura científica, talvez a mais importante da era moderna, também gerou frutos importantes para Abrolhos, na Bahia, região que esteve na rota do então jovem naturalista e chamou a atenção do britânico por seu ambiente peculiar e sua riqueza de vida.

Abrolhos, ainda pouco conhecido pelos brasileiros, registra a maior biodiversidade marinha no Atlântico Sul, mas enfrenta ameaças ao seu ambiente. A proteção da área é tema da campanha “Adote Abrolhos. É do Brasil É do mundo. É nosso“, das ONGs Conservação Internacional (CI-Brasil) e Fundação SOS Mata Atlântica.

Em sua viagem científica, que durou cinco anos, Darwin coletou material que abriu caminho para a obra que dá sentido a vários fenômenos na Biologia, o clássico “A Origem das Espécies“. O inglês era o responsável por fazer as observações sobre a natureza e a seleção natural das espécies durante a expedição.

Algumas das importantes considerações que Darwin fez sobre a região de Abrolhos foram reproduzidas no livro “Aventuras e Descobertas de Darwin a bordo do Beagle”, de Richard Keynes, bisneto de Darwin:

“As ilhas dos Abrolhos, vistas de uma certa distância, são de um verde brilhante. A vegetação consiste de plantas suculentas e gramina, entremeadas com alguns arbustos e cactos…quase todas as pedras têm o seu lagarto correspondente; aranhas em grande número; o mesmo com ratos. O fundo do mar em volta é densamente coberto por enormes corais; muitos tinham mais de 90 cm de diâmetro”.

 

Ação pede apoio nas redes sociais

 

banner Adote Abrolhos

A campanha Adote Abrolhos tem como objetivo sensibilizar a sociedade para sobre a importância da área, que funciona como um berçário das baleias-jubarte, é lar para inúmeras espécies endêmicas (que só existem lá) e ameaçadas, e também apresenta as maiores formações recifais do Brasil. Apesar disso, Abrolhos sofre diversas ameaças, como a pesca excessiva, o desmatamento nas bacias hidrográficas, as mudanças climáticas, entre outras.  Por essa razão, a campanha visa buscar apoio para as áreas marinhas protegidas da região, além de incentivar também o desenvolvimento sustentável da pesca e do turismo.

No site www.adoteabrolhos.org.br, os interessados dispõem de informações sobre como apoiar a região. Uma das maneiras é ajudando na divulgação da campanha, na ação “Doe sua cover photo (imagem de capa no Facebook e Twitter). Belas imagens da vida marinha da região foram disponibilizadas no link http://adoteabrolhos.org.br/faca-parte/downloads/imagens-para-redes-Sociais, para que os internautas possam repercutir nas redes sociais a mensagem da campanha e a necessidade de proteger a vida marinha de Abrolhos. Além de capas para Facebook e Twitter, também estão disponíveis a logomarca da campanha, banners, papéis de parede e outros materiais.

Entre os apoiadores da campanha está o velejador Lars Grael, que recentemente participou de um vídeo pedindo apoio para a região: http://goo.gl/wdtccR.

Em breve serão lançados um álbum de figurinhas virtual sobre as belezas da região e um concurso cultural que selecionará quatro ganhadores para visitar o Arquipélago. Mais informações em www.adoteabrolhos.org.br. A campanha também pode ser acompanhada pelas redes sociais Facebook.com/adoteabrolhos Twitter.com/AdoteAbrolhos e Youtube.com/adoteabrolhos.

 

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS