Clickarvore

Histórico
25/05/2012


O programa Clickarvore nasceu de uma idéia aparentemente simples, do então diretor do Instituto Ambiental Vidágua, Rodrigo Agostinho: “Existem 5 milhões de internautas no Brasil: se uma parte deles resolvesse plantar árvores via internet, nós salvaríamos a Mata Atlântica. Com um clique!”. Em parceria com a Vidágua e com o apoio do Grupo Abril e do Bradesco, a Fundação SOS Mata Atlântica transformou o sonho em realidade e, em 2000, lançou o site www.clickarvore.com.br

Durante 10 anos, milhares de internautas puderam doar uma muda de árvore por dia e monitorar seu crescimento ao longo dos anos. Nesse período, o Clickarvore viabilizou o plantio de mais de 22 milhões de mudas de espécies nativas, utilizadas para restaurar 13 mil hectares de Mata Atlântica.

Além dos ganhos ambientais, o Clickarvore contribuiu, ainda, para a geração de trabalho e renda nas áreas onde estão localizados os viveiros e nas áreas restauradas, pela ampliação e diversificação do mercado de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.

Linha do Tempo

  • 2000 SOS Mata Atlântica, Instituto Ambiental Vidágua e Grupo Abril lançam o Clickarvore.
  • 2002 SOS Mata Atlântica premia plantadores do Clickarvore, para valorizar sua participação virtual.
  • 2004 Bradesco Capitalização lança o título “Pé Quente SOS Mata Atlântica”, que gerou uma apólice de 8 milhões de mudas para o Clickarvore.
  • 2005 Clickarvore lança a floresta paga, para internautas que queiram contribuir diretamente com recursos.
  • 2005 Primeiros colocados no ranking de ‘plantadores’ são homenageados no Viva a Mata, no Parque Ibirapuera.
  • 2006 Programa ultrapassa a marca de 5 milhões de mudas doadas e plantadas.
  • 2007 Criação do Programa de Fomento a Viveiros: instituições e organizações recebem apoio para montarem o viveiro.
  • 2009 Implantado mais um viveiro de mudas, em Caratinga – MG.
  • 2010 (até abril) Clickarvore supera a barreira de 22 milhões de mudas plantadas.

Livro Clickarvore 10 anos

Para celebrar os 10 anos do Clickarvore, a Fundação SOS Mata Atlântica publicou um livro especial, que conta a história, os desafios, as conquistas, as vitórias e serve como memória dessa iniciativa inédita de restauração da Mata Atlântica. Para acessar o PDF do livro, clique aqui.


Compartilhe