Nossa missão é inspirar a sociedade na defesa da Mata Atlântica.
Iniciativas
Observando os rios
Nova história para a Mata Atlântica
Aprendendo com a Mata Atlântica
Apoio a áreas protegidas marinhas
Apoio aos parques e reservas
Florestas do futuro
Centro de experimentos florestais
Aqui tem mata
Atlas da Mata Atlântica
Unidades de Conservação municipais na Mata Atlântica
Sistema de Alertas de Desmatamento da Mata Atlântica
Educação Ambiental
Publicações
Atlas da Mata Atlântica 2021-2022
Mapeamento do desmatamento no bioma Mata Atlântica, conforme os limites definidos por sua lei especial, no período de 2021 a 2022. O estudo, feito em parceria com o INPE, mostra que o desmatamento ainda é uma ameaça à Mata Atlântica, e aponta a perda de mais 20 mil campos de futebol no bioma.
Nota técnica da SOS Mata Atlântica sobre a MP1150
A nota analisa como a medida provisória 1150/2022, aprovada pela Câmara dos Deputados em 29 de março de 2023, vai contra a Lei da Mata Atlântica e atrapalha o cumprimento de acordos internacionais de clima, biodiversidade e água firmados pelo Brasil.
O Retrato da Qualidade da Água nas Bacias Hidrográficas da Mata Atlântica
Relatório produzido pelo programa Observando os Rios, da Fundação SOS Mata Atlântica com apoio da Ypê, mostra que menos de 7% dos rios monitorados na Mata Atlântica têm água de boa qualidade. O levantamento apontou qualidade regular em 75% dos casos, ruim em 16,2% e péssima em 1,9%, sendo que não foram registradas amostras que possam ser consideradas ótimas. Os dados foram levantados pela rede de 2.700 voluntários que integram o Observando os Rios. Com base em coletas mensais entre janeiro e dezembro de 2022, foram realizadas 990 análises em 160 pontos de 120 rios e corpos d'água em 74 municípios de 16 estados da Mata Atlântica.
Water Quality Portrait in the Watersheds of the Atlantic Forest
A report produced by the Observing the Rivers program, by the SOS Mata Atlântica Foundation with support from Ypê, shows that less than 7% of the monitored rivers in the Atlantic Forest have good quality water. The survey showed regular quality in 75% of cases, poor in 16.2% and poor in 1.9%, and no samples that could be considered excellent were recorded. The data were collected by the network of 2,700 volunteers who are part of Observing the Rivers. Based on monthly collections between January and December 2022, 990 analyzes were carried out at 160 points in 120 rivers and water bodies in 74 municipalities in 16 states of the Atlantic Forest.
Calendário 2023
Estamos na década da restauração de ecossistemas! Você sabe o que isso significa? De acordo com as Nações Unidas, é um apelo para a proteção e regeneração dos ecossistemas do mundo, reestabelecendo um ambiente favorável para a nossa fauna e flora. Neste ano, criamos um calendário com ilustrações dos principais ecossistemas da Mata Atlântica: restinga, campos de altitude, mangue, floresta ombrófila densa, floresta estacional semidecidual e floresta ombrófila mista. Baixe aqui e imprima!
Receitas da Mata Atlântica
E-book de receitas vegetarianas criadas por chefs fantásticos, como Helena Rizzo, Bel Coelho, Carla Pernambuco e mais! Todas as receitas são feitas com ingredientes que podem ser encontrados na Mata Atlântica e, assim, podemos aprender através da culinária de forma lúdica e divertida, desenvolvendo uma relação maior de pertencimento à terra e respeito pelo lugar em que vivemos.
Edital 01/2022 - RPPNs no Mosaico da Bocaina
Edital de chamada para a criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) no Mosaico de Unidades de Conservação da Serra da Bocaina. A SOS Mata Atlântica irá apoiar até cinco reservas dentro do território, que abrange os municípios de Angra dos Reis, Itaguaí, Mangaratiba, Paraty, no Rio de Janeiro, e Areias, Bananal, São José do Barreiro, Cunha, Natividade da Serra, São Luiz do Paraitinga, Silveiras, Caraguatatuba e Ubatuba, em São Paulo. O prazo foi prorrogado e as propostas podem ser enviadas até o dia 15 de novembro de 2022.
Atlantic Forest - English briefing
The Atlantic Forest, a top hotspot for biodiversity conservation, remains severely threatened. However, its restoration may make a substantial contribution to carbon sequestration and reaching the 1,50C goal. Recovering its ecosystem services is critical for the Brazilian economy and people and the planet. There is a governance framework to achieve it. This briefing introduces the Atlantic Forest, deforestation challenges and restoration opportunities for the world.
Produção de Alimentos na Mata Atlântica
Estudo realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica, com o apoio da Cátedra Josué de Castro, a partir de dados dos Censos Agropecuários do IBGE, as bases de dados de uso da terra do MapBiomas e o Atlas da Agropecuária Brasileira, entre outras referências, que comprova a importância do bioma para o sistema agroalimentar brasileiro e reforça as oportunidades para sua neutralidade em carbono. Lançado na COP27, Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas, em 2022.
Livro - 30 anos de Conservação do Hotspot de Biodiversidade da Mata Atlântica: desafios, avanços e um olhar para o futuro
Organizado pelo biólogo Luiz Paulo Pinto e a ambientalista Marcia Hirota, publicado pela Fundação SOS Mata Atlântica, aborda os esforços, avanços, conquistas e dificuldades enfrentadas ao longo de três décadas de proteção e reversão da trajetória de degradação da Mata Atlântica brasileira e aponta os caminhos para o futuro do bioma, o resgate da floresta e as iniciativas positivas da transição para a economia verde.
Aprendizados da Restauração Florestal na Mata Atlântica
Plantamos árvores, entregamos florestas! A SOS Mata Atlântica está entre as organizações que mais plantou mudas de árvores nativas e acumulou experiência em projetos de restauração florestal e de fomento à cadeia de revegetação do bioma no país. Completando 28 anos de trabalho no campo e alcançando cerca de 42 milhões de mudas de árvores nativas plantadas, a Fundação lança um relatório para compartilhar sua história e inspirar outras pessoas e instituições que queiram contribuir, direta ou indiretamente, com a recuperação da Mata Atlântica, seja pelo apoio, execução ou financiamento de projetos ou por meio da pesquisa.
Alertas de Desmatamento na Mata Atlântica - fevereiro/2022
Este primeiro boletim do Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD) da Mata Atlântica reúne alertas de desmatamento coletados e validados durante todo o ano de 2021, em adição aos desmatamentos já identificados no ano pelo Global Forest Watch (GFW), que foram a principal fonte de alertas mensais para o MapBiomas Alerta na Mata Atlântica.
Áreas Protegidas e Municípios Costeiros da Mata Atlântica
Mais de 70% da população brasileira vive na Mata Atlântica e uma concentração demográfica ainda maior é encontrada próximo às áreas costeiras, onde também se desenvolvem manguezais, estuários, restingas, recifes de coral e outros ecossistemas que são importantes tanto para a manutenção da biodiversidade quanto para os serviços ecossistêmicos que beneficiam a sociedade.
Código Florestal na Mata Atlântica
O Código Florestal na Mata Atlântica - uma parceria da SOS Mata Atlântica, Imaflora, Observatório do Código Florestal e GeoLab-Esalq/USP - tem o objetivo de estimar o cumprimento do novo Código Florestal na Mata Atlântica e auxiliar na elaboração dos Programas Estaduais de Regularização Ambiental (PRAs).
Revista Science Advances
Artigo aborda a falsa estabilidade da cobertura florestal nativa na Mata Atlântica e comprova uma dinâmica de perda de floresta natural madura. Trabalho liderado por Marcos Reis Rosa, doutorando na área de Geografia na USP e coordenador técnico do MapBiomas.
Diagnósco e caracterização por percepção de bacias hidrográficas
Material distribuído de forma gratuita pelo programa Mãos à Obra pelo Tietê , dentro do componente de educação ambiental e mobilização social da segunda fase do projeto de despoluição do rio Tietê (Sabesp / BID Banco Interamericano de Desenvolvimento).
Fundação SOS Pro-Mata Atlântica
+55 (11) 3262-4088
Rodovia Marechal Rondon, KM 118
13312-000 - Bairro Porunduva – Itu/SP
57.354.540/0001-90
2021 © SOS Mata Atlântica