Notícias

Newsletter

Acompanhe as novidades e fique sempre informado sobre nossos eventos

Prorrogado edital para plantio de 1 milhão de mudas no Cantareira
23/01/2015


A Fundação SOS Mata Atlântica lançou edital para seleção de áreas prioritárias para a restauração florestal da Mata Atlântica, com propostas que colaborem para conservar e proteger os recursos hídricos do Sistema Cantareira.

Por meio do programa Clickarvore, que apoia iniciativas e projetos de restauração florestal, serão investidos até R$ 2 milhões em propostas enviadas por pessoas físicas ou jurídicas, associações, OSCIPs ou ONGs ambientalistas e por proprietários de terras. O prazo para envio das propostas foi prorrogado para 07/08/2015 (data de postagem no correio).

A chamada pública, com recursos do Bradesco Cartões e Bradesco Seguros, prevê a doação de até 1 milhão de mudas de espécies florestais nativas da Mata Atlântica.

O objetivo é recuperar até 400 hectares de mata, promovendo assim a conservação de 4 milhões de litros de água por ano na área de abrangência do Sistema Cantareira. Em meio a uma crise hídrica, o conjunto de bacias há 30 anos convive com quase 80% de desmatamento de sua cobertura florestal nativa e hoje possui apenas 48,8 mil hectares de remanescentes, ou 21,5% de sua área de Mata Atlântica original.

As propostas, para áreas entre 1,5 a 30 hectares, deverão ter como foco principal as Áreas de Preservação Permanente da Bacia Hidrográfica e mananciais que compõem o Sistema Cantareira.

Os projetos do edital irão beneficiar até 12 municípios de São Paulo e Minas Gerais, com a respectiva porcentagem de vegetação nativa existente:
cantareira

Todas as propostas devem ter prazo de conclusão até 31/03/2016 (o prazo de conclusão também foi prorrogado).

Para mais informações, acesse o documento completo em http://bit.ly/Click-2014.


Compartilhe

Comentários

  • Paulo

    Para que plantar na Serra da Cantareira se a Aeronautica Brasileira ja esta acabando com a Floresta ????

  • Paulo

    Para que plantar na Serra da Cantareira se a Aeronautica Brasileira ja esta acabando com a Floresta ????

  • Paulo

    AVIÕES NA SERRA SOS CANTAREIRA – avioesnaserra@gmail.com

  • Paulo

    AVIÕES NA SERRA SOS CANTAREIRA – avioesnaserra@gmail.com

  • Cantareira1

    Contamos com a ajuda do #SOSMA contra os aviões na Cantareira, a falta de fiscalização e desmatamento irregular

    • Aline Pierot

      como faço para participar e ajudar vocês?

      • Cristina Sartori

        Tb gostaria de saber! Moro no RJ, mas gostaria de saber como participar como voluntária nesse replantio!

        • http://www.sosma.org.br/ Fundação SOS Mata Atlântica

          Cristina, boa tarde! Ficamos felizes com seu interesse na recuperação da Mata e no trabalho da Fundação. Para saber como contribuir como voluntária em plantios, escreva para voluntarios@sosma.org.br. Outras
          formas de apoiar a Fundação podem ser acessadas no link
          http://www.sosma.org.br/participe/. Um abraço!

      • http://www.sosma.org.br/ Fundação SOS Mata Atlântica

        Aline, boa tarde! Ficamos felizes com seu interesse na recuperação da Mata e no trabalho da Fundação. Para saber como contribuir como voluntária em plantios, escreva para voluntarios@sosma.org.br. Outras formas de apoiar a Fundação podem ser acessadas no link http://www.sosma.org.br/participe/. Um abraço!

  • Rafael Almeida

    Natureza e Educação tinha que ser a prioridade do brasil

  • Verenice

    Não pode mais haver invasões de terrenos nas margens da Cantareira e principalmente da Billings…nossa, o descaso tomou conta da Billings, muito lôdo, esgoto, lixo. Tem que limpar urgentemente esta represa, plantar mais árvores…Sou de Curitiba, mas me preocupo muito com estas represas. Prioridade na limpeza.

  • José Carvalho

    Uma grande ideia seria acrescentar a matéria Educação Ambiental nas escolas, objetivando a formação de crianças e adolescentes como os defensores do planeta. Prof. José Carvalho

  • bolivar torres

    isso é muito pouco pra retribuir o que a natureza nos oferece para viver, o gás da vida chama se oxigênio, la atrás no meu primário, eu estudei que as arvores absorvia o gás carbono e liberava o oxigênio alem de manter a umidade do solo suas raízes evitava a erosão, ate agora eu não entendo porque as coisas simples são difícil de se resolverem

  • Fernando Clark Nunes

    São Paulo tem que parar de crescer. Por que tantos vôos são obrigados a fazer escalas lá. O maior absurdo é essa centralização de vôos com escala e conexão em São Paulo. Apenas um exemplo (há milhares): se alguém quiser voar de Porto Alegre (RS) a Passo Fundo(RS) é obrigado a fazer conexão em São Paulo. Uma viagem de 40 minutos leva quatro horas, no mínimo. De Porto Alegre ou Florianópolis a Foz do Iguaçu, ao invés de voo direto ou escala em Curitiba… se faz uma conexão em São Paulo. Sempre os aeroportos de São Paulo estarão cada vez mais saturados seguindo-se tal logística. Alguém dirá que tem que ser assim para o avião lotar. Mas o modelo está equivocado. Quem lota é o aeroporto. E a qualidade de vida fica do passageiro fica cada vez pior. Além do desperdício enorme de combustíveis para sobrevoar a área até receber permissão de pouso, o que despeja ainda mais poluentes na serra e na cidade.

    • ViTinho Buarque

      Concordo!!!

  • neto

    vc pode me dar uma de camanducai

    • http://www.sosma.org.br/ Fundação SOS Mata Atlântica

      Olá, Neto, por favor, escreva para info@sosma.org.br mencionando a sua cidade. As mudas da SOS Mata Atlântica são destinadas a projetos de restauração da floresta, mas nossa equipe pode indicar viveiros de mudas em sua região onde você pode encontrar mudas de diferentes espécies. Um abraço.