Notícias

Newsletter

Acompanhe as novidades e fique sempre informado sobre nossos eventos

Aplicativo recebe denúncias de falta de água em São Paulo
03/11/2015


O aplicativo “Tá Faltando Água” é uma plataforma social de mobilização e conscientização, que está mapeando a falta de água na região metropolitana de São Paulo e já recebeu milhares de denúncias desde seu lançamento, em setembro.

Divulgado pela Aliança Pela Água, rede que reúne mais de 60 entidades entre ONGs, especialistas e movimentos sociais, incluindo a Fundação SOS Mata Atlântica, o aplicativo usa os sistemas de geolocalização do próprio celular ou o CEP do imóvel atingido para possibilitar que as pessoas que registrem a falta de água em seu imóvel. Assim como no aplicativo de trânsito “Waze”, é possível ver a incidência de falta de água em tempo real em toda a cidade.

Estão disponíveis duas versões do mesmo aplicativo: uma na internet, desenvolvido pelo Instituto Socio Ambiental (ISA), para acesso via navegador, e outro para celulares com sistema operacional Android e iOS (a partir de 25 de setembro), desenvolvido por voluntários da empresa Autbank.

O app permite a produção de relatórios detalhados sobre a situação da escassez hídrica, que serão divulgados periodicamente no site Sala de Crise (www.saladecrise.com.br), da Aliança Pela Água, em formato de relatório e base de dados aberta para análises independentes.

“Os relatórios criados a partir da notificações do aplicativo podem servir como elemento de prova para adoção de medidas judiciais pertinentes”, afirmou Ricardo Manuel Castro, promotor de Justiça do Estado de São Paulo.

A campanha “Tá Faltando Água” é um esforço conjunto de diferentes organizações que integram a Aliança Pela Água, e que vão envolver suas redes, além de promover encontros e aulas públicas em diferentes regiões. Conta ainda com a adesão do Coletivo de Luta pela Água, que reúne organizações e movimentos sociais.

- Saiba mais: http://aguasp.com.br/

Com informações da Aliança pela Água e Sala de Crise.


Compartilhe

Comentários