Notícias

Newsletter

Acompanhe as novidades e fique sempre informado sobre nossos eventos

Arte e meio ambiente: Expresse a sua relação com os rios
18/05/2017


Já reparou que as cidades são cortadas por rios e que por mais que não percebamos, sempre tem um rio, córrego ou nascente pertinho da gente? #EuJuroQueÉVerdade

O problema é que o conceito que temos de rio muitas vezes é diferente do que vemos por aí. Em nosso imaginário, pensamos logo num balneário, com peixes, árvores e piquenique.

Acontece que nas cidades, em vez de peixes, vemos garrafas. Em vez de margens arborizadas, vemos concreto. Em vez de pessoas, vemos carros. Deixamos os rios literalmente marginalizados, enterrados, invisíveis. Damos “as costas” ou “de ombros”. Ou simplesmente não sabemos que aquela aguinha que tá passando ali é, na realidade, um rio – vivo (ou quase!).

Mas e se fosse diferente? E se você pudesse ir agora até a beira do rio, córrego, nascente mais próximos da sua casa, o que você faria lá? Como se sentiria? Como ele é? Como você desejaria que ele fosse?

Todo rio tem um anseio – qual o seu? Todo rio tem um potencial – qual o seu?

Afinal, qual a voz do seu rio interior? O que seu rio quer dizer?

O nosso convite é: qual a sua relação com os rios da sua cidade
e como eles influenciam a sua vida?

Convidamos você a criar uma obra (ilustração, graffiti, lambe-lambe, gif, foto, vídeo) sobre a sua relação com os rios da sua cidade. Selecionaremos 22 obras (vide regulamento) que comporão uma exposição realizada pela Fundação SOS Mata Atlântica, em parceria com o CaosArte/Multitude.

A exposição faz parte do projeto Observando os Rios, que tem como foco monitorar e recuperar a qualidade da água de rios, córregos e nascentes de regiões de Mata Atlântica. Saiba mais sobre o projeto.

Saiba mais sobre a remuneração, critérios de seleção e regulamento. Participe!

Importante: esta convocatória é uma iniciativa da Fundação SOS Mata Atlântica. Dessa forma, o o CaosArte/Multitude dará prioridade a obras que estejam relacionadas ao bioma.
Descubra se você mora numa cidade da Mata Atlântica!

Veja algumas artes que recebemos para se inspirar:

Compartilhe

Comentários

  • Gleisson bispo de souza

    Otima inicitiva