Notícias

Newsletter

Acompanhe as novidades e fique sempre informado sobre nossos eventos

Fundação SOS Mata Atlântica entrega propostas ambientais para líderes partidários em Brasília
08/08/2018


Objetivo da iniciativa foi levar documento para candidatos e candidatas nas eleições de 2018

Na última semana, a Fundação SOS Mata Atlântica esteve em Brasília onde entregou sua carta “Desenvolvimento para Sempre“ aos líderes partidários. Dividido em cinco causas (Mata Atlântica, Restauração da Floresta, Valorização dos Parques e Reservas, Água Limpa e Proteção do Mar) o documento cobra atenção dos candidatos e candidatas nas eleições de 2018 à agenda socioambiental. Ao todo, mais de 40 parlamentares receberam o documento, incluindo os líderes dos partidos e integrantes da Frente Parlamentar Ambientalista.

Clique aqui e acesse a carta Desenvolvimento para Sempre

Os temas escolhidos estão entre as causas mais urgentes para a conservação da Mata Atlântica. Entre as propostas ambientais da ONG estão: o desmatamento ilegal zero e a realização e validação de todos os Cadastros Ambientais Rurais (CAR) no bioma, além da garantia da integridade dos Parques Nacionais e de outras Unidades de Conservação, bem como o turismo nestas áreas. A SOS Mata Atlântica ainda destaca o aprimoramento da Política Nacional de Recursos Hídricos e a aprovação e implementação da Lei do Mar.

“O respeito às leis ambientais é um passo fundamental para o fim do desmatamento e de outros temas que precisam ser solucionados, como o saneamento ambiental e a implementação do Código Florestal“, declara Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica.

A organização está empenhada na agenda positiva a partir da implantação de mecanismos financeiros e tributários de apoio à conservação e à restauração florestal, como o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Além disso, acredita no fortalecimento das instituições públicas e da gestão municipal também como soluções para a agenda ambiental brasileira.

“Pedimos aos líderes dos partidos para levar nossa carta aos seus candidatos. Precisamos de compromisso concreto por parte deles por uma agenda de desenvolvimento sustentável do Brasil em que a conservação da natureza esteja em benefício da população“, afirma Marcia Hirota, diretora executiva da Fundação SOS Mata Atlântica.

“Foi muito positiva nossa ação. Grande parte dos parlamentares recebeu bem nossa iniciativa. O que chamou nossa atenção, foi como o tema água despertou o interesse deles. Nosso papel agora é acompanhar e cobrar que este interesse se transforme em propostas concretas”, afirma Mario Mantovani, destaca Mario Mantovani, diretor de Políticas Pública da SOS Mata Atlântica.

Nas próximas semanas, a ONG deve realizar, também em Brasília, um encontro da Frente Parlamentar Ambientalista para debater suas propostas, além de se reunir com coordenadores dos programas dos presidenciáveis e postulantes ao cargo de governador do Estado de São Paulo.


Compartilhe

Comentários