Notícias

Newsletter

Acompanhe as novidades e fique sempre informado sobre nossos eventos

Projeto Toyota APA Costa dos Corais anuncia resultado de edital para elaboração do plano de visitação pública da APA Costa dos Corais
13/09/2018


Edital vai elaborar plano ordenado de uso das diversas atividades realizadas na região

A empresa Plantuc Consultoria Socioambiental é a vencedora do edital para elaboração do plano de visitação pública da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC). O edital, que vai permitir um ordenamento dos diversos tipos de uso da região, é uma realização do projeto Toyota APA Costa dos Corais, uma parceria público-privada entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Fundação SOS Mata Atlântica e a Fundação Toyota do Brasil.

Publicado por meio de “Termo de Referência“, o edital visava a contratação de consultoria para a elaboração do Plano de Uso Público da APACC, localizada entre 10 municípios de Alagoas e 3 de Pernambuco. O projeto terá execução de seis meses com previsão de início em 25 de setembro e disponibilizará R$ 30 mil para a ação.

Somente em 2017, esta região recebeu mais de 265 mil visitantes, fazendo com que a APACC seja uma das 10 Unidades de Conservação (UCs) federais mais visitadas do Brasil. Entre os atrativos mais procurados na região estão as piscinas naturais de Maragogi e a cidade de São Miguel dos Milagres, em Alagoas, além de Tamandaré, em Pernambuco. Passeios de contemplação de manguezais e do peixe-boi marinho são outros exemplos.

Por estar em uma área marinha protegida, todas as atividades nessa região seguem regras estabelecidas pelo ICMBio, órgão ambiental do governo federal responsável pela gestão das UCs brasileiras. Sendo assim, a Plantuc irá elaborar um planejamento de visitação capaz de conciliar os diversos tipos de uso da APA Costa dos Corais, desde recreação, passando por atividades pedagógicas, até científicas.

Fundada em 2008, a empresa teve destaque no edital por atender os diversos requisitos exigidos pelo projeto, como atuação na região, qualificação da equipe e qualidade da proposta para a seleção. Com mais de 40 projetos já realizados, a Plantuc tem como foco a realização de projetos que contribuem para o desenvolvimento econômico, socioambiental e cultural por meio da aplicação de metodologias e estratégias inovadoras em projetos, incluindo trabalhos em Unidades de Conservação (UCs) e comunidades locais.

Após a conclusão da contratação, as equipes do projeto Toyota APA Costa dos Corais e da Plantuc irão se reunir para organizar o plano do trabalho. Entre as etapas do cronograma estão o diagnóstico do cenário turístico da região, a realização de oficinas participativas, entre outras atividades.


Compartilhe

Comentários