Notícias

Newsletter

Acompanhe as novidades e fique sempre informado sobre nossos eventos

Anfíbios da Mata Atlântica estão ameaçados por mudanças climáticas
14/02/2014


Um estudo realizado por pesquisadores do Laboratório de Biogeografia da Conservação da Universidade Federal de Goiás (UFG) revela que as mudanças climáticas que afetarão a Mata Atlântica nas próximas décadas terão graves consequências para as populações de anfíbios da floresta.

Segundo o trabalho, publicado na edição de fevereiro da revista Biodiversity and Conservation, o número de espécies e a quantidade de anfíbios devem diminuir sensivelmente em razão das alterações no clima.

Autores do estudo afirmam ainda que é provável que o padrão possa se repetir também com outros organismos, como mamíferos, aves, mariposas e plantas.

O estudo pode ser lido na Biodiversity and Conservation. Detalhes também estão disponíveis na reportagem publicada pela Agência Fapesp.

Estudos como este evidenciam a necessidade de fortalecer ainda mais a proteção das áreas de remanescentes de  Mata Atlântica, que sofrem diversas outras pressões e ameaças além das mudanças climáticas, como o desmatamento, a caça ilegal e o tráfico de animais.


Compartilhe

Comentários

  • Camila

    É realmente uma pena que as pessoas se sensibilizem um tanto quanto tarde para esses assuntos =(